Pesquisa PEBmed: realização pessoal é a maior motivação para ser médico

Realização pessoal é o que mais move as pessoas na hora de escolher a profissão de médico, de acordo com o resultado da pesquisa feita pela PEBmed.

Realização pessoal é o que mais move as pessoas na hora de escolher a profissão de médico, de acordo com o resultado da pesquisa feita pela PEBmed com mais de 4 mil médicos brasileiros.

500x120-assinatura

Perguntamos aos participantes “Por que você escolheu ser médico?” e 52% selecionou a opção “Realização pessoal”. Entre os outros resultados, temos: 21% respondeu “Financeiro“; 15% “Qualidade de vida”; e menos de 1% escolheu as opções “Segurança” e “Poucas responsabilidades administrativas”.

Mais sobre a pesquisa da PEBmed: ‘Você consegue equilibrar sua vida pessoal e profissional?’

Os resultados mostram que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos profissionais, ser médico ainda é uma vocação e motivo de realização pessoal.

Como mostramos anteriormente, o que os médicos mais gostam na profissão é atender os pacientes, desde o primeiro contato, até o diagnóstico, tratamento e, por fim, uma conclusão com sucesso. Infelizmente, outros aspectos acabam afetando esse processo, como superlotação dos hospitais, falta de recursos, cargas horárias abusivas, entre outros problemas da saúde no Brasil.

Veja também: ‘Que tipo de profissional você prefere ser?’

Esses fatores acabam frustrando o médico, que é pressionado diariamente na tomada de decisões. Por isso, é importante cuidar da sua saúde física e mental. O burnout, a síndrome do esgotamento profissional que afeta principalmente os médicos, tem sua origem dessa insatisfação e pressão no dia a dia.

Sempre que possível, faça uma reflexão. Volte para o momento em que você escolheu ser médico, lembre do que te motivou a seguir a profissão.

banner

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades