Pesquisa PEBmed: você está satisfeito com seu rendimento financeiro?

Os resultados mostram que os profissionais estão insatisfeitos com a rotina de trabalho e um dos aspectos apontados por eles foi o rendimento financeiro.

A PEBmed fez uma pesquisa com mais de 4 mil médicos para entender melhor a realidade da profissão no Brasil. Os resultados mostram que os profissionais estão insatisfeitos com a rotina de trabalho e um dos aspectos apontados por eles foi o rendimento financeiro.

500x120-usuarios

Perguntamos aos participantes “Você está satisfeito com seu rendimento financeiro?” e quase 60% responderam que estão pouco satisfeitos. Existe uma crença popular de que o médico “ganha bem”, mas, na prática, não é bem esse o caso.

Mais sobre a pesquisa da PEBmed: ‘Que tipo de profissional você prefere ser?’

É muito comum, principalmente nos primeiros anos após a faculdade, que o médico pegue plantões em diversos hospitais para pagar as contas, se submetendo a cargas horárias abusivas. O Dr. João Pedro Corrêa dá sua opinião sobre o assunto e fala de um possível cenário nada animador:

“A verdade é que muita coisa mudou e a formação não acompanhou essas mudanças. O retorno financeiro não é o mesmo de outrora. A reserva de mercado também já não é tão forte. A qualidade dos cursos de medicina cai de forma inversamente proporcional ao surgimento de novas escolas. Honorários despencam e taxas de burnout disparam. Não me surpreenderia daqui a poucos anos ver médicos formados dirigindo Uber.”

Dessa maneira, forma-se uma combinação perigosa: a carga horária excessiva aumenta ainda mais a pressão na rotina da profissão, levando a um isolamento social e ao burnout. E, como já falamos por aqui, a classe médica é a que mais sofre com essa síndrome.

Veja também: ‘Não deixe o burnout derrubar você’

Esse problema afeta principalmente os profissionais da rede pública. A saúde no Brasil passa por uma de suas piores crises e os hospitais estão na UTI. Tanto a população quanto os profissionais sofrem as consequências desse problema, que não tem previsão de melhora. Por isso, é preciso agir!

Como gerenciar melhor meu dinheiro?

O primeiro passo para cuidar melhor do seu rendimento é saber onde o dinheiro está sendo gasto. Existem vários aplicativos que podem te ajudar a registrar os gastos diários, de maneira rápida e prática.

Depois de fazer essa análise, é hora de ver onde você pode começar a cortar os gastos. Por exemplo, para que você precisa de uma assinatura caríssima de TV a cabo, quando você passa a maior parte do tempo fora de casa? Mas não abra a mão das atividades que te fazem feliz. É muito importante ter hobbies e cuidar da própria saúde.

banner

Durante a semana, faremos artigos especiais mostrando mais resultado da pesquisa. Fique ligado!

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags