Leia mais:
Leia mais:
Novas diretrizes para o complexo de esclerose tuberosa
Aprovado novo tratamento para HIV no Brasil
Quiz: homem com nódulos no couro cabeludo. Qual o diagnóstico?
Dia Mundial da Luta contra a AIDS: Quais os avanços e desafios no ano de 2021?
Quais são as recomendações para exames oftalmológicos em crianças menores de 5 anos?

Pesquisa revela que 88% dos celulares presentes em salas cirúrgicas estão contaminados por bactérias.

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Um estudo que foi realizado pelo cirurgião Cristiano Berardo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), descobriu dados preocupantes sobre os smartphones de profissionais que ficam dentro da sala de cirurgia durante as operações. Segundo a pesquisa, foram encontradas bactérias relacionadas a infecções hospitalares na superfície desses aparelhos.

Para chegar a esse resultado, o pesquisador avaliou celulares de 50 profissionais que faziam parte do bloco cirúrgico cardíaco do Hospital Português, localizado em Recife. Nesse hospital, são conduzidas uma média de 80 operações com tórax aberto por mês.

Diretrizes atualizadas para prevenção de infecção do sítio cirúrgico

Foram encontradas bactérias em 44 desses smartphones, ou seja, 88% dos celulares de cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e demais profissionais que estão presentes na sala da cirurgia no momento das intervenções cirúrgicas estavam colonizados por bactérias, sendo a Staphylococcus coagulase negativa a mais frequente. Além dessa, as bactérias Bacillus subtillis e Micrococcus também estavam presentes.

Uma das grandes preocupações do pós-operatório é exatamente a infecção que pode acontecer no local da operação. Exatamente por isso, esse estudo é tão preocupante já que o hábito de deixar os celulares nas salas de cirurgia é algo bastante comum nas unidades de saúde.

Tire suas dúvidas médicas de forma prática na hora da tomada de decisão. Baixe o Whitebook.

O gerente do bloco cirúrgico do Hospital Português (local onde foi realizada a pesquisa), Euclídes Martins, afirmou que o cirurgião não chega a tocar nos celulares, que eles ficam ali para serem usados por um assistente no caso da necessidade de comunicação. A política de redução de riscos de infecções do hospital foca na limpeza das mãos. Ao entrar na sala de cirurgia, além de ter a obrigatoriedade de lavar bem as mãos, nenhum profissional pode ter brincos, anéis, relógios ou similares.

Sobre essa polêmica, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota técnica onde sugeria que os centros cirúrgicos criassem “estratégias e ações que alertem as equipes de saúde para adoção de comportamentos para prevenir transmissão relacionada ao uso dos celulares”.

Referências:

https://www1.folha.uol.com.br/amp/equilibrioesaude/2018/03/88-dos-celulares-em-salas-cirurgicas-estao-contaminados.shtml

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.