Pesquisador de Havard é acusado de fraude em pesquisas

Dr Piero Anversa foi acusado de falsificar estudos sobre células-tronco. Um total de 31 pesquisas publicadas devem ser recolhidas sob acusação de plágio.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Dr Piero Anversa, um famoso pesquisador formado na Harvard Medical School e no Hospital Brigham and Women, foi acusado de falsificar dados publicados em estudos sobre células-tronco cardíacas. Um total de 31 estudos publicados devem ser recolhidos sob acusação de plágio. O New England Journal of Medicine já publicou uma nota informando que os dados de artigos publicados pelo autor podem não ser confiáveis.

O cientista ficou famoso em 2001, ao divulgar dados de pesquisas sugerindo que o músculo cardíaco danificado poderia ser regenerado com células-tronco. Seu método consistia em retirar células-tronco da medula óssea e injetá-las no coração. Se fosse verdade, a pesquisa teria significado enorme para pacientes em todo o mundo. Embora outros laboratórios não pudessem reproduzir suas descobertas, o trabalho levou à formação de empresas iniciantes para desenvolver novos tratamentos e inspirou um ensaio clínico financiado pelo National Institutes of Health.

Várias pesquisas ao longo desses anos mostravam fracasso em replicar os dados do Dr Anversa. O Dr. Charles Murry, da Universidade de Washington, em Seattle, e seus colegas, chegaram a “levantar uma nota de advertência” sobre a questão quando concluíram que as células tronco não se diferenciavam em células miocárdicas. A Harvard Medical School e o Brigham and Women’s Hospital começaram a revisão das publicações do Dr. Anversa em janeiro de 2013. Autoridades de Harvard se recusaram a comentar por que demorou tanto para agir sobre o trabalho publicado do Dr. Anversa.

Leia mais: Transplante de células-tronco para a doença falciforme é seguro?

Em 2014, foi feita uma retratação de um estudo publicado na revista Circulation pelo Dr. Anversa, após co-autores escreverem para o periódico dizendo que os dados no artigo não eram dados que eles haviam gerado. O Dr. Anversa deixou Harvard e Brigham and Women’s em 2015.

Apesar das questões preocupantes que foram levantadas sobre o trabalho com células-tronco, o National Heart, Lung and Blood Institute chegou a iniciar um ensaio clínico de células-tronco injetadas para pacientes com insuficiência cardíaca. Além disso, ainda existem empresas que vendem terapia com células-tronco para corações. Diante de toda essa história, a pergunta que persiste é: como uma linha questionável de pesquisa persistiu por tanto tempo?

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão