Pesquisadores da Unicamp desenvolvem medicamento que apresenta bons resultados no combate ao câncer de bexiga

Um medicamento desenvolvido por pesquisadores da Unicamp tem apresentado resultados promissores no tratamento do câncer de bexiga.

Um medicamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem apresentado resultados promissores no tratamento do câncer de bexiga. Trata-se do OncoTherad (Oncology Therapy Adjuvant).

A tecnologia foi licenciada com exclusividade para a empresa Nanoimmunotherapy Pharma, formada por docentes e pesquisadores da Unicamp. A patente da tecnologia foi concedida nos Estados Unidos pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO, na sigla em inglês).

OncoTherad, imunoterápico produzido no Brasil para câncer de bexiga

OncoTherad

O tratamento experimental conseguiu eliminar o tumor em 77,3% dos participantes e, nos demais casos, a doença retornou menos agressiva. Os voluntários têm sido acompanhados há quase três anos e, até agora, ninguém retirou a bexiga ou veio a óbito.

Leia também: FDA aprova a primeira imunoterapia para pacientes com câncer de bexiga metastático

“Trata-se de um imunoterápico totalmente desenvolvido em uma universidade pública brasileira, com patente 100% brasileira, um acontecimento inédito no país. Isso abre a possibilidade de negociação com grandes companhias farmacêuticas, que poderão nos ajudar a colocar o produto no mercado”, disse o professor do Instituto de Biologia da Unicamp, Wagner José Fávaro, que também é inventor do medicamento ao lado do professor Nelson Duran, em entrevista ao Portal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Metodologia e resultados

Foram recrutados 58 voluntários, mas somente 44 (30 homens + 14 mulheres) atendiam a todos os critérios de inclusão na pesquisa. Os ensaios clínicos foram realizados no Hospital Municipal de Paulínia, sob o comando do médico urologista João Carlos Cardoso Alonso.

A meta era testar a segurança e a eficácia do imunoterápico em pacientes que não responderam ao tratamento de primeira linha para tumores não músculo-invasivo.

Durante seis semanas, os voluntários foram submetidos a aplicações semanais de OncoTherad dentro da bexiga e por via intramuscular nos glúteos. Nos seis meses seguintes, as aplicações passaram a ser quinzenais. Por último, foram realizadas aplicações mensais até completar dois anos de tratamento. A cada três meses os pacientes passavam por exames para monitorar a evolução do tumor.

Ao final de 18 meses, 77,3% dos voluntários ainda se mantinham livres da enfermidade. Em dez pacientes o câncer voltou menos agressivo e as lesões foram removidas por raspagem. Em outros dois participantes o tumor voltou após os 18 primeiros meses, também de forma atenuada. Ninguém precisou remover a bexiga até o momento.

Entre os efeitos colaterais foram relatados apenas sintomas leves estão cistite, ardência ao urinar, dores nas articulações, coceiras no corpo e pele avermelhada, febre baixa e dor abdominal.

As próximas etapas de desenvolvimento do fármaco dependem de uma negociação com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a indústria farmacêutica.

“Os ensaios clínicos multicêntricos de fases 2 e 3 necessitam de uma estrutura fabril com certificações da Anvisa. A obtenção da patente nos Estados Unidos deve nos ajudar nesse processo de interlocução com os órgãos reguladores”, contou o professor Wagner Fávaro, que complementou que os resultados iniciais abrem caminho para um melhor tratamento e qualidade de vida desses pacientes, sem a necessidade da retirada da bexiga ou da instalação de uma bolsa coletora para fezes e urina.

Recentemente, o medicamento começou a ser testado também no tratamento da Covid-19.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades