Pesquisas sobre demência conseguiram avançar em 2020?

A revisão de vários resultados de pesquisas importantes e iniciativas que levaram, em 2020, o campo da demência adiante apesar da pandemia.  

Não temos dúvida de que 2020 foi o ano da pandemia Covid-19, afetando substancialmente nossas vidas e interferindo nas atividades clínicas e de pesquisa. No entanto, o The Lancet Neurology do mês de Janeiro, publicou uma revisão de vários resultados de pesquisas importantes e iniciativas que levaram o campo da demência adiante apesar da pandemia.  

Alguns progressos importantes foram alcançados em biomarcadores baseados no sangue, que são minimamente invasivos e mais acessíveis em comparação com investigações baseadas em LCR e PET. Esses biomarcadores baseados no sangue poderiam, portanto, ser aplicados a grandes populações para a detecção precoce e precisa da doença de Alzheimer em todo o espectro clínico, de indivíduos em risco sem sintomas cognitivos a pacientes com demência. 

Demência

Dados do estudo sobre a demência

Um imunoensaio de plasma ultrassensível para tau fosforilada em Thr181 (p-tau181) foi desenvolvido e testado em quatro coortes prospectivas baseadas em clínicas trouxe resultados sugerindo que o p-tau181 baseado no sangue pode prever a neuropatologia de β amilóide e tau, diferenciar a doença de Alzheimer de outras doenças neurodegenerativas e identificar a doença de Alzheimer em todo o continuum clínico.

Resultados encorajadores também foram relatados para um ensaio baseado no sangue medindo tau fosforilada em Thr217. O ensaio p-tau217 mostrou boa capacidade para diferenciar a doença clinicamente diagnosticada de outras condições neurodegenerativas, e diferenciou os indivíduos com neuropatologia da doença de Alzheimer daqueles sem níveis de diagnóstico de neuropatologia, seja por análise post-mortem ou por neuroimagem e análise de CSF.

Foi feita uma análise lipidômica que incluiu indivíduos de duas coortes longitudinais com cognição normal, comprometimento cognitivo leve ou demência devido à doença de Alzheimer. As assinaturas lipídicas foram associadas à doença de Alzheimer prevalente e incidente. A replicabilidade dessas descobertas será crucial para validar tal abordagem. 

Aducanumabe poderia ser uma oportunidade de aprendizado? 

Em 6 de novembro de 2020, um comitê consultivo da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA decidiu não dar a aprovação regulatória para o aducanumabe porque as evidências de segurança e eficácia eram insuficientes. O aducanumab é um anticorpo monoclonal humano que se liga seletivamente a fibrilas β amilóides e oligômeros solúveis e pode remover β amilóide do cérebro. 

Os resultados de um estudo de fase 1b em 165 pacientes com doença de Alzheimer prodrômica ou leve ( NCT01677572 ) mostraram uma redução notável das placas amilóides com efeitos dependentes da dose e do tempo. Esses resultados levaram ao início de dois grandes ensaios de eficácia de fase 3 em pacientes com comprometimento cognitivo leve devido à doença de Alzheimer ou doença de Alzheimer leve ( NCT02484547 , NCT02477800). Os testes foram interrompidos prematuramente, mas as declarações sobre as diferentes ondas de análise de dados dos testes mudaram ao longo do tempo, e a aprovação regulatória foi solicitada tanto do FDA quanto da Agência Europeia de Medicamentos. Embora a decisão final das autoridades regulatórias ainda possa mudar, o caso do aducanumabe é uma oportunidade de aprendizado para melhorar os aspectos metodológicos do desenvolvimento de medicamentos para a doença de Alzheimer.

Prevenção da demência

Por meio de intervenções não farmacológicas,  vieram notícias encorajadoras do ensaio LipiDiDiet, em que uma intervenção nutricional foi testada em 311 indivíduos com doença de Alzheimer prodrômica. Os resultados do acompanhamento de 36 meses mostraram melhora da cognição global e função e uma taxa mais lenta de atrofia cerebral e hipocampal. 

No contexto da prevenção da demência, a Comissão Lancet de 2020 sobre prevenção, intervenção e cuidados com a demência identificou 12 fatores modificáveis ​​que podem ser direcionados para reduzir o risco. Esses fatores incluem a diabetes; hipertensão; obesidade na meia-idade; inatividade física; tabagismo; baixa escolaridade; perda auditiva; lesão cerebral traumática; consumo excessivo de álcool; isolamento social; depressão e até mesmo poluição do ar. 

Em comparação com os resultados relatados na Comissão Lancet de 2017, três fatores foram adicionados e a proporção estimada de casos evitáveis ​​aumentou de 35% para 40%, indicando que podemos ser mais otimistas quanto às oportunidades de prevenção. O papel de alguns dos fatores precisa ser posteriormente validado, e outros fatores modificáveis ​​provavelmente serão adicionados. Os mecanismos subjacentes também ainda não estão totalmente elucidados. No entanto, abordagens preventivas estão sendo testadas e maiores esforços de colaboração estão em andamento.

Uma dessas iniciativas é a rede World-Wide FINGERS (WW-FINGERS) de ensaios de vários domínios para redução e prevenção do risco de demência, que inclui mais de 30 países. A rede se baseia na experiência bem-sucedida do estudo Finnish Geriatric Intervention Study to Prevent Cognitive Impairment and Disability (FINGER) ( NCT01041989 ), um estudo randomizado controlado que mostrou a viabilidade e eficácia de uma intervenção multimodal no estilo de vida que consiste em 3 pilares:

– orientação nutricional;

– exercícios cognitivos treinamento;

– controle de fatores de risco vascular e metabólico. 

A rede WW-FINGERS tem como objetivo testar e adaptar o modelo de ensaio FINGER em diferentes contextos e populações, para definir estratégias preventivas eficazes e viáveis ​​para pessoas com diferentes perfis de risco.

O WW-FINGERS reuniu equipes de pesquisadores de todos os continentes, proporcionando oportunidades de colaboração e envolvimento de populações menos representadas no campo da prevenção da demência. Essa estrutura colaborativa tem valor agregado no contexto da pandemia de Covid-19, porque a demência afeta indivíduos que também são mais vulneráveis ​​à contaminação e morbidade relacionada. 

As atividades do WW-FINGERS fazem parte do plano de ação global da OMS sobre a resposta de saúde pública à demência 2017–2025 e do Fórum Global de Neurologia e Covid-19 (lançado em junho de 2020), que visa investigar as sequelas neurológicas de longo prazo de Covid-19. Os indivíduos que sobrevivem, apresentam risco aumentado de sequelas psiquiátricas, incluindo demência, enfatizando ainda mais a urgência de ter a prevenção da demência em foco.

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades