Leia mais:
Leia mais:
CHEST 2021: Abordagem da fístula aérea persistente em pacientes com pneumotórax
Prevalência e mortalidade por pneumotórax de acordo com idade gestacional em recém-nascidos
Blog do Nursebook: Maio chegou e com ele muitas novidades no Nursebook! 
Manejo de recorrências do pneumotórax espontâneo: terapia combinada como opção
Pneumotórax espontâneo primário: drenar ou observar?

Pigtail é mais eficaz do que o tubo torácico na drenagem do pneumotórax?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O tratamento inicial ideal para pneumotórax ainda é tema de debate entre os especialistas. Em novo artigo da revista Chest, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise para investigar a eficácia da drenagem com cateter Pigtail e com tubo torácico.

As bases de pesquisa foram as do PubMed e Embase. Foram coletadas informações sobre estudos observacionais e ensaios clínicos randomizados publicados até outubro de 2017, que compararam Pigtail e tubo torácico como o tratamento inicial para o pneumotórax. Os resultados da investigação incluíram taxas de sucesso, recorrência, complicações, duração da drenagem e permanência hospitalar.

raio x

Tratamento do pneumotórax

Entre os 11 estudos incluídos (n = 875 pacientes), a taxa de sucesso foi similar entre os grupos Pigtail (79,84%) e tubo torácico (82,87%), com uma razão de risco de 0,99 (IC 95%: 0,93 a 1,05; I² = 0%). Especificamente, a drenagem com Pigtail foi associada a uma taxa de complicação significativa menor após pneumotórax espontâneo (OR: 0,49 [IC 95%: 0,28 a 0,85]; I² = 29%).

No subgrupo espontâneo, Pigtail foi associado a um menor tempo de drenagem (-1,51; IC 95%: -2,93 a -0,09) e permanência hospitalar (-2.54; IC 95%: -3.16 a -1.92; P < .001).

Pelos achados, os pesquisadores sugerem que a drenagem com cateter Pigtail pode ser considerada como a opção inicial de tratamento para pacientes com pneumotórax espontâneo primário ou secundário.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • A Systematic Review and Meta-Analysis Comparing Pigtail Catheter and Chest Tube as the Initial Treatment for Pneumothorax. Chest. 2018 May;153(5):1201-1212. doi: 10.1016/j.chest.2018.01.048. Epub 2018 Feb 13.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar