Pílulas anticoncepcionais não hormonais masculina será uma realidade?

A busca por métodos anticoncepcionais reversíveis masculinos acontece há mais de cinco décadas e por enquanto não temos um produto viável.

A busca por métodos anticoncepcionais reversíveis masculinos acontece já há mais de cinco décadas e por enquanto a espermatogênese é complexa e ainda não completamente compreendida por nós. A camisinha apesar de ser o único método que auxilia na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, apresenta alta taxa de falha em prevenir gestação, chegando a 18% com o seu uso típico (com uso perfeito a falha seria de 2%), enquanto vários métodos contraceptivos femininos reversíveis possuem um Índice de Pearl (taxa de gestação em 1 ano em 100 mulheres utilizando o método avaliado) bem mais satisfatório, como por exemplo o implante subdérmico de etonorgestrel, com 0,05% de falha, superando inclusive a laqueadura.

Leia também: Anticoncepcionais orais e risco de cânceres ginecológicos

Para ser considerado adequado, um método anticoncepcional deve associar alta eficácia, poucos efeitos colaterais, facilidade posológica e custo acessível. Um bloqueio completo da produção de esperma ocasionaria redução testicular e a depleção das células germinativas poderia alterar o testículo e também o eixo hipotálamo-hipófise-gonadal com muitos efeitos adversos. O método ideal deve apenas causar disfunção e deformação dos espermatozoides temporariamente.

Estudo publicado em 23 de fevereiro na Nature avaliou a triptonida, composto purificado extraído da erva chinesa T. wilfordii Hook F, a qual já foi utilizada por mais de 200 anos na medicina chinesa para tratar doenças inflamatórias e autoimunes e que apresentava infertilidade por alteração na contagem e na motilidade dos espermatozoides como efeito colateral. A triptonida parece interferir na interação entre a placoglobina e a proteína Spem1 associada ao amadurecimento do espermatozoide. A substância foi administrada a ratos e macacos machos em diferentes doses e períodos a fim de testar a efetividade e perfil de segurança desta medicação não hormonal.

Resultados

Uma dose oral diária de triptonida levou a deformação dos espermatozoides com grande redução da sua motilidade e infertilidade em ratos após 3-4 semanas de uso e nos macacos após 5-6 semanas. Este efeito foi reversível em ambas espécies após 4-6 semanas da interrupção da medicação com retorno dos parâmetros seminais. Os filhotes gerados após recuperação da fertilidade são indistinguíveis dos filhotes provenientes de machos do grupo controle e o tamanho e intervalo de ninhada também foram concordantes.

Saiba mais: Anticoncepcionais e migrânea: após 60 anos, os riscos ainda são os mesmos?

A triptonida não levou a alteração de peso e nem significativas alterações nos níveis de FSH, LH ou testosterona (sérico e intratesticular). Não houve alteração de comportamento dos animais e estes continuavam se acasalando com fêmeas sem dificuldades durante o uso do composto em estudo. Não foram detectados efeitos tóxicos sistêmicos com as doses utilizadas.

Mensagem prática

A triptonida é grande candidata para desenvolvimento de uma primeira pílula anticoncepcional não hormonal masculina, porém até o momento seu uso com esta finalidade foi testado apenas em outros mamíferos. Mais estudos e ensaios clínicos são necessários para avaliar adequadamente a eficácia e segurança deste composto em humanos.

Referências bibliográficas:

  • Chang Z, Qin W, Zheng H. et al. Triptonide is a reversible non-hormonal male contraceptive agent in mice and non-human primates. Nat Commun. 2021;12(1253). doi: 1038/s41467-021-21517-5

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.