Planos de saúde suspensos: oriente seus pacientes

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização de 35 planos de saúde de sete operadoras.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização de 35 planos de saúde de sete operadoras. A medida entra em vigor na próxima sexta-feira, dia 17. Entenda aqui e saiba orientar seu paciente.

Segundo a ANS, a medida tem a finalidade de proteger o consumidor e garantir que as operadoras cumpram as normas e resolvam as principais questões para prestar assistência adequada aos beneficiários. Em 2016, a Agência recebeu inúmeras reclamações referentes à cobertura assistencial dos planos de saúde suspensos, como negativas e demora no atendimento.

Veja também: ‘Por que os planos de saúde estão quebrando?’

No total, sete operadoras ficarão impedidas de comercializar planos:

– Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima
– Saúde Sim Ltda.
– Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas
– Unimed-Rio
– Operadora de Planos de Saúde Serra Imperial Ltda
– Ecole Serviços Médicos Ltda.
– Associação Santa Casa Saúde de Sorocaba

E mais: ‘Entenda o novo plano de saúde popular proposto pelo Ministério da Saúde’

A partir do dia 17, essas operadoras não poderão aceitar novos beneficiários, e também serão penalizadas com multas que variam entre R$ 80 mil a R$ 250 mil. Os que já são clientes não devem sofrer nenhuma interrupção na utilização dos planos. A medida ficará em vigor por 3 meses.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Segundo a ANS, a identificação do risco apresentado pela operadora e a reincidência grave em dois trimestres seguidos são os fatores que levam uma empresa a ter a comercialização de seus planos suspensa. Essa análise é feita pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que tem o objetivo de identificar, trimestralmente, o comportamento das operadoras de planos de saúde em relação à assistência prestada a seus beneficiários.

Com base em reclamações realizadas junto aos canais de atendimento da ANS, é possível verificar se o serviço é feito de forma adequada e em tempo oportuno e comparar as operadoras de acordo com a modalidade. Pelo site da Agência, também é possível visualizar um panorama geral com a situação de todas as operadoras.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags