Leia mais:
Leia mais:
Anvisa confirma terceiro caso de Candida auris no Brasil
Abramed alerta para ameaça de desabastecimento de insumos para testes de Covid-19
Preditor de falha do tratamento conservador na apendicite aguda
Análise bibliográfica destaca os 100 artigos mais influentes em doença cardíaca congênita em 20 anos
Neutralização plasmática pela variante ômicron na covid-19

Playbook online ajuda a melhorar os cuidados para pacientes que demandam muita atenção médica

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Com o objetivo de ajudar os líderes do sistema de saúde e seguradoras a melhorar os cuidados para pacientes que demandam muita atenção médica, foi lançado “The Playbook: Better Care for People With Complex Needs”. O livro online é um manual norte-americano que fala sobre questões médicas, comportamentais e sociais desses pacientes, como exemplos de abordagens bem-sucedidas e orientações para negócios, e foi desenvolvido pelo Institute for Healthcare Improvement.

O playbook foi lançado na inauguração do National Center for Complex Health e Social Needs, liderado pelo médico de família Doutor Jeffrey Brenner, que é reconhecido nos Estados Unidos por seu trabalho voltado para pacientes de alta necessidade em Camden, Nova Jersey.

Segundo o comunicado à imprensa, os líderes do instituto que elaborou o manual acreditam que “com melhores informações sobre as necessidades médicas, comportamentais e sociais dos pacientes com necessidade alta e complexidade, além de uma melhor comunicação com a seguradora, o médico e o paciente, essas pessoas terão menor probabilidade de atrasar os cuidados e de ter que procurar atendimento de emergência para questões não emergenciais”.

Veja também: ‘Como a tecnologia está mudando a relação médico-paciente’

Outras cinco organizações, as fundações John A. Hartford, Robert Wood Johnson, SCAN e Commonwealth, e a Peterson Center on Healthcare, participaram da elaboração do manual, patrocinado por elas, e também trabalharão na disseminação do mesmo. Além disso, vão se organizar regularmente para discutir as soluções encontradas e colocá-las em prática com os pacientes, que incluem idosos e deficientes.

Além do playbook, as organizações desenvolveram uma pesquisa sobre a questão. Os resultados mostraram que esses pacientes tendem a ter mais problemas sociais e econômicos que outras pessoas, sugerindo que eles fazem parte de uma população mais velha, menos instruída e mais pobre. Além disso, muitos relataram isolamento social e estavam estressados ou preocupados com alguma dificuldade que estavam passando.

Cerca de 50% dos pacientes com grande necessidade médica tinham sido hospitalizados ou frequentado uma emergência nos dois últimos anos; 44% tinham atrasado algum cuidado médico no último ano devido a problemas, como não ter transporte ou horário disponível por conta do trabalho. Esses dados batem com um dos problemas citados no playbook: o modelo de pagamento fee-for-service aos médicos. Segundo as organizações, esse tipo de pagamento acaba desestimulando os profissionais a fazerem atendimentos não presenciais, como utilizar o método de telemedicina para fazer atendimentos online ou simplesmente responder perguntas dos pacientes por meio de alguma plataforma, por exemplo, que poderiam ajudar a solucionar essa questão de locomoção e horários, deixando de atrasar cuidados importantes para os pacientes.

A pesquisa envolveu mais de 3 mil pessoas, sendo cerca de 1.800 pacientes que demandam muita atenção médica e 1.200, que não.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referência:

  • Online ‘Playbook’ for High-Need Patients Released. Medscape. Dec 09, 2016.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.