Página Principal > Pneumologia > Pneumologia: oportunidades de emprego estão em ampliação
médico examinando raio-x

Pneumologia: oportunidades de emprego estão em ampliação

Continuando nossa série de artigos sobre Residência e as especialidades médicas, hoje o Dr. Luiz Lazzarini fala tudo sobre Pneumologia. Quer saber se esta é a área certa para você? Então, veja abaixo!

1) O que é?

A especialidade tem por objetivo aprofundar o conhecimento em temas relacionados ao aparelho respiratório, do nariz até os alvéolos. Como grande parte das patologias fora do sistema respiratório o atingem secundariamente, o pneumologista é um especialista que tem que ter forte conhecimento de Clínica Médica em geral.

As doenças do aparelho respiratório são extremamente frequentes na prática médica. Como exemplos citamos a asma brônquica, DPOC, tuberculose, pneumonias, câncer de pulmão, apneia do sono, entre tantas outras.

Atualmente a residência em Pneumologia tem como pré-requisito a realização prévia de residência em Clínica Médica na maioria das instituições. Tem duração de 2 anos podendo em alguns serviços ter um terceiro ano adicional em métodos diagnósticos.

2) Como é o dia a dia?

A Pneumologia tem atuação tanto ambulatorial quanto hospitalar. Nesta última é dividida em atendimento clínico às doenças respiratórias ou realização de métodos diagnósticos tais como broncoscopia, provas de função pulmonar, polissonografia, toracocentese, ergoespirometria, biópsia e drenagem pleural.

3) Oportunidades de trabalho:

A Pneumologia não é uma especialidade com grande número de membros. Desta forma, é muito atraente pois as oportunidades de emprego estão em ampliação, visto que diversos métodos diagnósticos são feitos somente pelo especialista.

4) Número de especialistas:

No momento, temos aproximadamente 3.200 pneumologistas registrados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

5) Especialidades correlacionadas:

Medicina do sono, Oncologia, Cardiologia e Cirurgia Torácica são atividades com muita interação com a Pneumologia, mas temos interação com praticamente todos as especialidades clínicas e cirúrgicas.

6) Área de atuação:

Como mencionado anteriormente, o pneumologista pode atuar tanto no ambulatório quanto no hospital.

7) Mensagem para quem quer seguir essa especialidade:

É uma especialidade muito prazerosa. Mantém o especialista atualizado de todas as especialidades médicas, é extremamente atuante pela alta frequência de doenças respiratórias, novas terapias em diversas patologias têm sido desenvolvidas e que adicionalmente permite a realização de diversos métodos diagnósticos. Mesmo a atuação destes está se expandindo. Como exemplo, a broncoscopia hoje pode ser utilizada não somente para o diagnóstico, mas também para terapia.

*Os artigos sobre as especialidades médicas foram produzidos em parceria com a Associação Nacional de Médicos Residentes

Veja as outras especialidades que já falamos por aqui!

Autor:

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.