Pneumonia adquirida na comunidade: conheça novas opções terapêuticas

Os critérios de definição de pneumonia adquirida na comunidade severa são evolução para insuficiência respiratória grave que requer ventilação invasiva.

A pneumonia é a infecção mais comum causadora de sepse e choque séptico. O patógeno mais implicado é o Streptococcus pneumoniae, seguido do Haemophilus influenzae, Staphylococcus aureus, Mycoplasma pneumoniae, estreptococo do grupo A, Legionella, Chlamydophila e Moraxella catarrhalis.

A causa da pneumonia adquirida na comunidade pode variar de acordo com as comorbidades do paciente. Em indivíduos com acidente vascular cerebral recente, os patógenos predominantes foram gram-negativos e cocos gram-positivos. Entre os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, há predomínio de infecções por Streptococcus pneumoniae, seguido de vírus respiratórios, Pseudomonas aeruginosa, patógenos atípicos e Haemophilus influenzae.

Os critérios de definição de pneumonia adquirida na comunidade severa são evolução para insuficiência respiratória aguda grave que requer ventilação invasiva e/ou choque séptico. Os indivíduos que atendem a esses critérios apresentam mortalidade maior.

A terapia empírica inadequada, ou seja, sem atividade contra os patógenos agressores, também tem associação com maior morbimortalidade. Há estudos demonstrando que a cobertura de patógenos “atípicos” é controversa, com benefício duvidoso.

Novos agentes estão em desenvolvimento para cobertura de espécies resistentes a macrolídeos e MRSA. A lefamulina possui forte atividade contra MRSA, Haemophilus influenzae, M. pneumoniae, C. pneumoniae e Legionella pneumophila, conseguindo extensa penetração no fluido de revestimento epitelial pulmonar.

Leia maisUso de opioides aumenta risco de pneumonia adquirida na comunidade?

A omadaciclina tem potência excelente contra estafilococos e estreptococos resistente a macrolídeos. Atinge concentrações elevadas no plasma e no fluido pulmonar. Recentemente aprovada para tratamento de pneumonia bacteriana adquirida na comunidade. O delafloxacino tem potência aprimorada em ambientes ácidos. Apresenta cobertura ampla contra gram-positivos, gram-negativos, anaeróbios e microrganismos intracelulares.

A solitromicina tem atividade potente contra os patógenos mais comuns, mas o FDA recomendou um estudo de avaliação de toxicidade hepática com o uso da medicação, uma vez que causou elevação das transaminases. A nemonoxacina apresenta um perfil de resistência reduzido comparado às demais fluoroquinolonas, além de atividade ampla contra cocos gram-positivos, bacilos gram-negativos e bactérias atípicas.

Assim, novos antibióticos estão em estudo, alguns já em fase 3, a fim de oferecer uma oportunidade para tratamento empírico aprimorado de patógenos resistentes.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

 

 

Referências:

  • Kollef, MH; Betthauser, KD. New Antibiotics for Community-Acquired Pneumonia. Current Opinion in Infectious Diseases, 32(2), p. 169–175, 2019.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades