Noradrenalina: qual a melhor solução para diluição?

A noradrenalina é uma droga utilizada como vasopressor tanto em centro cirúrgico como em unidades de terapia intensiva (UTI).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A noradrenalina é uma droga utilizada como vasopressor tanto em centro cirúrgico como em unidades de terapia intensiva. Como todas as catecolaminas, ela está sujeita à degradação estrutural por diversos fatores, como calor, exposição a luz, oxigênio, alcalinização e contato com substâncias, como cobre e ferro.

Levando em consideração as recomendações presentes na bula da noradrenalina, esta só deve ser administrada em infusões intravenosas com solução de glicose a 5% ou qualquer outra solução com pH não alcalino. Sabe-se que dentre as soluções disponíveis para diluição, a glicose a 5% apresenta o menor pH em torno de 3,5 a 6,5 enquanto a solução salina a 0,9% apresenta pH entre 4,5 a 7.

Também é sabido que o pH é o maior determinante da degradação da noradrenalina, sendo sua estabilidade inversamente proporcional a ele, ou seja, quanto maior o pH, menor a estabilidade da solução. Devido à isso, costumou-se defender a teoria da diluição da noradrenalina em soluções de glicose.

cadastro portal

médico regulando gotejamento de diluição com noradrenalina

Qual a melhor solução para noradrenalina?

Porém, estudos foram realizados com diluições da droga comparando-as com meios de glicose a 5% e solução salina a 0,9%, e sua estabilidade por um período de até sete dias. As diluições foram realizadas em 250 mL de ambas as soluções, em concentração de 4 mcg/mL, e avaliadas em intervalos de 0/24/48/72/120/168 horas. A estabilidade da droga foi definida como uma concentração final maior ou igual a 90% da concentração inicial.

No final do período estipulado, evidenciou-se que em ambas as soluções a concentração da noradrenalina permanecia quase inalterada, não havendo diferenças significativas entre diluir com glicose ou soluções salinas, mesmo expostas à luz ambiente.

Leia também: Medicamentos fitoterápicos e anestesia: interação medicamentosa

Assim, a noradrenalina pode, sim, ser diluída em soluções salina a 0,9% sem ter sua estabilidade alterada, já que ambas as soluções permaneceram estáveis por pelo menos sete dias. Apesar de os estudos estarem focados apenas na estabilidade da solução, é sempre bom lembrar que soluções preparadas e mantidas por mais de 24 horas são passíveis de contaminação por bactérias e, portanto, não indicadas.

Uma das limitações do estudo é que efeitos secundários provenientes de cada solução, como hiperglicemia que é bastante prejudicial a doentes críticos e hipernatremia adquirida no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI), não foram avaliados. Por isso, mesmo que os estudos provem que a noradrenalina poder ser diluída em ambas as soluções, cada paciente deve ser analisado individualmente e deve ser ponderada qual a melhor diluição em cada caso.

Referências bibliográficas:

  • Martin RMT,Claude AL,Pierre CT, Nadeau NL,Turcotte G.Stability of norepinephrine infusions prepared in dextrose and normal saline solutions. Canadian Journal of Anesthesia.March 2008, 55:163;
  • Baumgartner TG, Knudsen AK, Dunn AJ, et al. Norepinephrine stability in saline solutions. Hosp Pharm 1988; 23: 44–59;
  • Trissel LA. Handbook of Injectable Drugs, 13thed. Bethesda: American Society of Health-System Pharmacists; 2005.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.