Podemos utilizar ECMO em pacientes hospitalizados com Covid-19?

Dois artigos foram publicados, um deles no último mês, avaliando o uso do ECMO nos pacientes hospitalizados com Covid-19.

Algumas organizações de saúde recomendam o uso de suporte de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) em pacientes com insuficiência respiratória aguda relacionada à Covid-19. Porém, não existem evidências robustas sobre benefícios nestes pacientes.

Dois artigos foram publicados, um deles no último mês, avaliando o uso do ECMO nos pacientes hospitalizados SARS-CoV-2 positivo.

aparelho de ECMO usado em paciente com covid-19

ECMO em pacientes com Covid-19

Em julho deste ano, o The Annals of Thoracic Surgery publicou o relato de uma instituição que utilizava o ECMO nos pacientes internados. Entre os pacientes internados de 10 de março a 24 de abril de 2020, 321 foram intubados devido à Covid-19 e 27 (8,4%) deles foram colocados em ECMO venovenoso.

Estes pacientes foram escolhidos para o suporte por meio de uma razão de pressão parcial de oxigênio arterial / fração de oxigênio inspirado inferior a 150 mm Hg ou pH inferior a 7,25 com uma pressão parcial de dióxido de carbono arterial superior a 60 mm Hg, e não tinham comorbidades importantes. Eles foram canulados à beira do leito e tratados com ventilação pulmonar protetora, traqueostomia precoce, broncoscopias e pronação, conforme indicação clínica.

Leia também: Suporte avançado cardíaco e pulmonar de pacientes com Covid-19

Segundo o relato, 13 pacientes (48,1%) permanecem com suporte de ECMO e 13 (48,1%) foram decanulados com sucesso. Sete indivíduos (25,9%) tiveram alta hospitalar. Seis pacientes (22,2%) permanecem internados, dos quais quatro em ar ambiente. Nenhum profissional de saúde que participou da canulação desenvolveu sintomas ou teste positivo para Covid-19.

Apesar de sugerir benefícios, a amostra pequena e o relato baseado em uma experiência de um único hospital não são suficientes para indicar esse tipo de tratamento para os pacientes internados com Covid-19.

Estudo de coorte internacional

Um estudo mais recente, publicado no último mês no periódico Lancet, usou dados do Registro da Organização de Suporte à Vida Extracorpórea (ELSO) para avaliar os desfechos de pacientes com 16 anos ou mais, positivos para Covid-19, que fizeram uso do ECMO. Os dados são de 213 hospitais, em 36 países, de 16 de janeiro a 1º de maio de 2020.

Foram incluídas 1.035 pessoas no estudo, com mediana de idade de 49 anos (IQR 41–57) e índice de massa corporal mediano de 31 kg/m² (27–37). Cerca de 74% dos pacientes eram homens (764) e 70% tinham pelo menos uma comorbidade prévia (724). Além disso, 819 (79%) dos indivíduos foram diagnosticados com SDRA. Dos participantes, 968 (94%) foram acompanhados por 90 dias.

Veja mais: Características clínicas associadas a excreção viral prolongada de SARS-CoV-2 na doença grave

Resultados:

  • 588 (57%) de 1.035 pacientes receberam alta do hospital com vida, 67 (6%) permaneceram hospitalizados e 380 (37%) morreram;
  • A incidência cumulativa estimada de mortalidade intra-hospitalar 90 dias após o início da ECMO foi de 37,4% (IC 95% 34,4–40,4);
  • No subgrupo de pacientes que receberam ECMO venovenosa e caracterizados como portadores de SDRA, a incidência cumulativa estimada de mortalidade intra-hospitalar 90 dias após o início da ECMO foi de 38,0% (IC95% 34,6–41,5).

Conclusões

A taxa de mortalidade em pacientes em uso de ECMO foi menor que 40%, porém não há uma comparação com aqueles que não utilizaram. Sendo assim, são necessários estudos controlados e randomizados para entender a real eficácia desse tipo de suporte em pacientes hospitalizados com Covid-19.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.