Poder preditivo da tosse para falha de extubação

Foi publicada uma revisão sistemática com metanálise que avaliou a eficácia de testes que usam a força da tosse para detecção de falha de extubação.

O uso do teste de respiração espontânea (TRE) tem sido recomendado para ajudar a determinar quando um paciente pode ser desmamado da ventilação mecânica. Após um TRE bem-sucedido, a extubação é recomendada. No entanto, 10 a 20% dos pacientes que completam um TRE bem-sucedido enfrentam falha na extubação. 

A falha de extubação está ligada à maior mortalidade e piores desfechos intra-hospitalares. Logo, identificar pacientes com alto risco de reintubação é fundamental para direcionar  estratégias no sentido de prevenção dessa condição (ventilação não-invasiva profilática, por exemplo). 

A força da tosse é considerada na literatura fator preditor para falha na extubação. Pode ser mensurada através do pico de fluxo da tosse ou através de métodos como o Escore Semiquantitativo de Força da Tosse (Semiquantitative cough strenght score – SCSS). No entanto, até o momento, os resultados na literatura são inconsistentes, além de terem sido avaliados múltiplos métodos para determinar a força da tosse.

Saiba mais: Como otimizar o desmame ventilatório? Confira 10 dicas feitas por especialistas

extubação

Sobre o estudo

O estudo intitulado, Predictive power of extubation failure diagnosed by cough strength: a systematic review and meta-analysis, foi publicado no Critical Care Forum, em 12 de outubro deste ano. Trata-se de revisão sistemática com metanálise que buscou avaliar a eficácia de testes diagnósticos que usam a força da tosse para detecção precoce de falha de extubação. 

A população de pacientes incluídos foi de intubados na ventilação mecânica, nos quais todos pacientes foram submetidos a teste para aferir a força da tosse. Um TRE foi realizado em todos os pacientes antes da extubação. O desfecho pesquisado foi a avaliação da eficácia da análise da força da tosse para predição de falha na extubação.

Força da tosse e sua relação com a falha de extubação

A força da tosse está fortemente associada às pressões máximas inspiratórias e expiratórias, o que reflete a função da musculatura respiratória. Função muscular respiratória adequada está ligada à menor taxa de falha de extubação. Assim, a força de tosse reduzida está ligada com maior taxa de falha na extubação

O teste do pico de fluxo da tosse envolve tanto a mensuração do pico de fluxo voluntário (apenas em pacientes cooperativos), quando o investigador pede ao paciente para tossir, quanto o pico de fluxo involuntário (pode ser mensurado em pacientes inconscientes), quando estimula-se a tosse através de aspiração ou injeção de salina.

O Escore Semiquantitativo de Força da Tosse (Semiquantitative Cough Strenght Score – SCSS) foi um dos métodos mais comumente encontrados na metanálise atual. Varia de 0 (tosse mais fraca) a 4/5 (tosse mais forte) e a pontuação é atribuída de forma subjetiva. Primeiro o investigador coloca os pacientes em 30 a 45°. O investigador encoraja o paciente a tossir com o maior esforço possível e desconecta o mesmo do ventilador. A força da tosse então é graduada conforme a seguinte escala: 0 = sem tosse ao comando; 1 = movimento audível de ar pelo tubo endotraqueal mas sem tosse audível; 2 = tosse audível fraca, 3 = tosse claramente audível, 4 = tosse forte and 5 = múltiplos episódios sequenciais de tosse forte. 

Resultados

Foram incluídos 34 artigos envolvendo 45 braços de estudos. Um total de 7329 pacientes envolvendo 8684 testes foram analisados. 

  • 23 braços de estudos envolvendo 3018 testes avaliaram o pico de fluxo da tosse antes da extubação. A taxa de falha de extubação foi de 36,2% para tosse fraca e 6,3% para os classificados como tosse forte. 
  • A avaliação do SCSS antes da extubação foi realizada em 22 braços de estudo, envolvendo um total de 5666 testes. Tosse caracterizada como fraca esteve ligada a 37,1% de taxa de falha na extubação. Já os pacientes com tosse caracterizada como forte apresentaram taxa de falha de 11,3%. 

Acurácia do pico de fluxo da tosse na predição da falha de extubação 

  • Apresentou sensibilidade combinada de 0,76 (IC 95% 0,72-0,80) e especificidade combinada de 0,75 (IC 95% 0,69-0,81);
  • A área sob a curva do teste foi de 0,79 (IC 95% 0,75-0,82).

Acurácia do SCSS na predição da falha de extubação

  • Apresentou sensibilidade combinada de 0,53 (IC 95% 0,41=0,64) e especificidade combinada de 0,83 (IC 95% 0,74-0,89);
  • A área sob a curva do teste foi de 0,74 (IC 95% 0,70-0,78).

Considerações sobre os resultados

  • Tanto o pico de fluxo da tosse quanto o SCSS apresentaram poder diagnóstico moderado para predição da falha de extubação;
  • No entanto, o pico de fluxo da tosse é superior ao SCSS na predição da falha de extubação; 
  • A sensibilidade foi menor mas a especificidade foi maior quando o SCSS (vs. pico de fluxo da tosse) foi utilizado para avaliar a força da tosse. Ou seja, tosse fraca identificada usando o SCSS está ligada a maior número de falsos negativos e poucos falsos positivos. 
  • Pacientes identificados como tosse fraca usando o pico de fluxo podem ter uma tosse mais forte do que aqueles caracterizados como tosse fraca pelo SCSS e, consequentemente, levando a um menor número de falso negativos e um maior número de falso positivos. 

Destaques dos autores

Trata-se da primeira revisão sistemática e meta-análise que visa avaliar a predição da falha da extubação diagnosticada pela força da tosse. Algumas limitações foram observadas, como: o risco de bias relacionado ao tempo variado entre a remoção do tubo endotraqueal e a falha extubação; julgar a força da tosse é difícil, uma vez que a definição de tosse fraca varia de acordo com cada estudo e não existe um consenso claro para o tema; além de que diferentes tipos de TRE foram empregados nos estudos envolvidos.

Leia também: Pré-tratamento com dexametasona e risco de obstrução das vias aéreas em crianças pós-extubação

Mensagens práticas 

  • Tosse fraca está associada a maior taxa de falha de extubação;
  • Pode ser avaliada pelo pico de fluxo da tosse ou pelo SCSS (vide texto acima);
  • Os resultados do estudo atual, envolvendo uma ampla amostra, demonstram que tanto o pico de fluxo da tosse quanto o SCSS tem poder diagnóstico moderado para predição na falha de extubação;
  • O poder preditivo do pico de fluxo da tosse parece ser melhor que o SCSS no diagnóstico de falha de extubação; 
  • Sendo assim, a força da tosse pode ser comumente utilizada para predizer falha de extubação na prática clínica.

Referências bibliográficas:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades