Point-of-care testing (POCT) revolucionam a prática clínica com entrega rápida de diagnóstico

Foram desenvolvidos aparelhos compactos, confiáveis, de fácil e intuitiva operação, capazes de fornecer resultados rápidos: point-of-care testing (POCT).

A eficácia e a praticidade das soluções POCT têm aproximado cada vez mais o atendimento médico do paciente

A área da saúde, especialmente o setor de diagnóstico laboratorial, vêm experimentando uma grande e contínua evolução tecnológica nas últimas décadas. Já os médicos, cada vez mais, necessitam oferecer aos seus pacientes um diagnóstico rápido e preciso, possibilitando assim uma tomada de decisão precoce, com um impacto direto no desfecho clínico e nos custos ao sistema de saúde como um todo.

Acompanhando essa demanda, foram desenvolvidos aparelhos compactos, confiáveis, de fácil e intuitiva operação, capazes de fornecer resultados rápidos, para serem utilizados fora do ambiente do Laboratório Clínico. Tais instrumentos, devido à estas características, são conhecidos como point-of-care testing (POCT), também chamados de testes laboratoriais remotos (TLR), testes descentralizados ou testes à beira do leito.

médicos laboratoristas avaliando tubo com sangue em point-of-care testing

Point-of-care testing (POCT)

Outrora apontados por muitos especialistas como o futuro dos testes laboratoriais, os POCT já são realidade nos serviços de saúde em vários países, inclusive no Brasil. Podem ter aplicabilidade clínica tanto em hospitais e seus diversos setores (emergência, enfermarias, centro cirúrgico,unidades de terapia intensiva, no próprio laboratório central), quanto em ambulâncias, farmácias, clínicas, consultórios médicos, campanhas de saúde, e até mesmo na própria casa dos pacientes.

Em virtude de sua operação relativamente simples e automatizada, mediante programas de treinamento operacionais (que podem ser feitos por plataformas online) e aliados a uma competente assessoria técnico-científica, profissionais da saúde que não possuem formação/experiência em atividades laboratoriais, podem facilmente serem instruídos para o seu correto manuseio, operação e interpretação dos resultados.

Existe uma extensa variedade de POCT disponíveis comercialmente, que podem utilizar, a depender do teste, os mais diversos fluídos biológicos em suas análises (sangue, fezes, urina, secreções respiratórias, etc.). Dessa maneira, eles podem ser usados para triagem, diagnóstico, tratamento e monitorização terapêutica de inúmeras patologias e condições clínicas.

A sua implementação traz diversas vantagens para as instituições e personas envolvidas, notadamente o corpo clínico, médicos e, principalmente, os pacientes. Dentre estes benefícios, podemos destacar a: mitigação dos erros pré e pós-analíticos; liberação rápida e automática dos resultados; menor volume de amostra; melhor capacidade de decisão e início precoce do tratamento; redução dos gastos em saúde; diminuição da morbimortalidade; maior autonomia da equipe; maior conforto, satisfação e otimização do tempo dos pacientes; redução de encaminhamentos e outros pedidos de exames desnecessários; dentre outros.

Mais vantagens do POCT:

  • Enquanto para realizar um painel de influenza são necessários 2 dias, com o POCT são apenas 10 min;
  • Apenas em 2019, foi possível testar 14 milhões de pessoas para hepatite C com os testes rápidos.

A pandemia da Covid-19 e a aplicabilidade dos POCT para o seu diagnóstico

Recentemente, em meio à declaração de pandemia do novo coronavírus, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), houve uma grande demanda por exames para a detecção precoce do SARS-CoV-2. Nesse sentido, além das técnicas de biologia molecular tradicionais (que demandam um tempo muito maior para a liberação dos resultados, profissionais especializados e grande infraestrutura laboratorial), foram desenvolvidas técnicas moleculares para testagem rápida do SARS-CoV-2, por meio de POCT.

Utilizando um swab, coleta-se o material das vias aéreas superiores (naso ou orofaringe) do paciente. Em seguida, ele é agitado em um frasco contendo um líquido próprio, onde o eventual material genético fica depositado. Essa solução é inserida em um pequeno aparelho portátil, que é capaz de detectar em apenas 5 minutos os resultados positivos, e cerca de 13 minutos no caso de resultados negativos, com grande acurácia. Dessa maneira, esse tipo de teste é capaz de minimizar os impactos do diagnóstico tardio da infecção ou a falta dele, contribuindo de forma decisiva para o controle dessa pandemia.

Abbott

A Abbott, líder mundial em diagnósticos, tem ampliado sua atuação no cenário de point-of-care testing ao empoderar e respaldar o profissional de saúde na sua decisão quanto ao melhor tratamento e, ao mesmo tempo, aproximando-o do paciente ao oferecer um diagnóstico seguro, rápido e preciso em seu próprio local de atuação. Com uma diversificada linha de produtos e tecnologias disponíveis, a companhia disponibiliza testes imunocromatográficos e soluções por biologia molecular que, por sua alta especificidade e sensibilidade, têm sido altamente recomendadas pelas diretrizes internacionais e nacionais.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.