Pólio: Campanha nacional em vigor visa aumentar cobertura vacinal de crianças e adolescentes

Profissionais de saúde devem orientar responsáveis a respeito da necessidade de cobertura vacinal

O Ministério da Saúde deu início na última segunda-feira (8) a duas campanhas de vacinação simultaneamente. A primeira visa imunizar contra a poliomielite crianças menores de 5 anos. Já a segunda vai atualizar a caderneta vacinal dos menores de 15 anos contra diversas doenças.

A iniciativa tem como objetivo reverter as baixas taxas de vacinação no país até o dia 9 de setembro. Cerca de 40 mil postos de vacinação estarão abertos para aplicar as doses das 18 vacinas previstas pelo calendário nacional para essas faixas etárias.

A enfermidade, também conhecida como paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas. A meta é alcançar 95% desse público, que atualmente está abaixo de 50%.

Orientações sobre a poliomielite

O Ministério da Saúde pretende alcançar crianças menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses da vacina contra a poliomielite ou que ainda não tomaram as doses de reforço.

O reforço, previsto pelo Calendário Nacional de Vacinação, é aplicado aos 15 meses e aos 4 anos de idade pela via oral.

Os médicos devem esclarecer aos seus pacientes a importância da imunização e que a falta da Caderneta de Vacinação não é um empecilho para não levar crianças e adolescentes para completar o esquema vacinal.

Segundo orientações do Ministério de Saúde, quem perdeu o documento deve procurar o posto de saúde onde as vacinas foram aplicadas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via.

Multivacinação de crianças e adolescentes

No caso da campanha de multivacinação, a pasta espera atualizar o esquema previsto pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

As vacinas disponíveis nos postos de vacinação são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Outra observação é que para crianças acima de 3 anos de idade, esses imunizantes poderão ser administrados de maneira simultânea com a vacina contra a covid-19 ou durante qualquer intervalo de aplicação.

Queda vacinal no país

Vale lembrar que o Brasil foi certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como livre da poliomielite em 1994, mas nos últimos anos a vacinação infantil não tem atingido o percentual esperado: acima de 90%.

E em 2016, o país teve o certificado da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como país livre do sarampo. Logo em seguida, no entanto, o sarampo voltou com força total. Entre 2018 e 2021, o país contabilizou mais de 40 mil doentes, dos quais 40 vieram a óbito. A Opas retirou o certificado em 2019.

“O número de casos de doenças como hepatite B e meningite correm o risco de aumentar quando há uma baixa cobertura vacinal. Além disso, existe um temor do reaparecimento de doenças controladas, como é o caso da poliomielite. Em 2018 tivemos o retorno do sarampo após a queda da vacinação por tríplice viral. Ademais, os imunizantes diminuem a ocorrência de casos graves e, com a queda da vacinação, poderemos ter mais casos graves, internações e óbitos”, alertou o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Fabiano Gonçalves Guimarães, que também é professor da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), em entrevista ao Portal de Notícias da PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/agosto/campanha-nacional-de-vacinacao-contra-a-poliomielite-e-multivacinacao-comeca-nesta-segunda-8-em-todo-o-brasil https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-08/ministerio-da-saude-lanca-campanha-nacional-de-vacinacao

Especialidades