Poliomielite ressurge nos Estados Unidos após quase dez anos

Último caso de poliomelite no país apareceu em 2013

O Departamento de Saúde do Estado de Nova York, nos Estados Unidos, informou a detecção de um caso de poliomielite no Condado de Rockland, subúrbio da cidade. Essa é a primeira vez em quase uma década que uma ocorrência da doença é registrada no país. O último caso foi em 2013.

Trata-se de um jovem de 20 anos, não vacinado, que viajou para a Polônia e Hungria este ano e foi hospitalizado em junho, de acordo com um funcionário de saúde pública próximo à investigação que não estava autorizado a falar sobre o caso, em entrevista ao jornal The Washington Post. 

O homem com o nome não revelado foi inicialmente diagnosticado com um possível caso de mielite flácida aguda, causada por inflamação da medula espinhal que resulta em fraqueza muscular grave e paralisia. Porém, testes subsequentes detectaram um tipo de pólio que indica transmissão de fora dos Estados Unidos, de acordo com um alerta do condado de Rockland. 

(Foto: Honório Moreira/ABr)

O que dizem as autoridades 

“Neste momento, o risco para o público vacinado é baixo, mas os especialistas estão trabalhando para entender como e onde esse indivíduo foi infectado”, disseram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças em comunicado. 

“Estamos monitorando a situação de perto e trabalhando com o Departamento de Saúde de Nova York e com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para responder a essa questão emergencial de saúde pública para proteger a saúde e o bem-estar dos moradores do condado”, disse a comissária de saúde do Condado de Rockland, Patricia Schnabel Ruppert, em nota. 

Segundo o CDC, embora nenhum caso de pólio tenha surgido nos Estados Unidos desde 1979, o vírus já foi trazido para o país por viajantes com a enfermidade. O último caso foi registrado pelo CDC em 2013. 

Poliomielite 

A poliomielite é uma doença viral muito contagiosa e fatal que causa paralisia permanente em pessoas que não são totalmente vacinadas, cerca de 5 em cada 1.000 casos. 

O vírus entra no organismo pela boca, geralmente de mãos contaminadas com matéria fecal de uma pessoa infectada. A transmissão respiratória e oral através da saliva também podem ser responsáveis ​​em alguns casos. 

Até 95% das pessoas infectadas com poliomielite não apresentam sintomas, mas ainda podem ser contagiosas. Cerca de 4 a 5% dos infectados apresentam sintomas como febre, fraqueza muscular, cefaléia, náusea e vômito, que podem demorar até 30 dias para aparecer. De 1% a 2% dos indivíduos infectados desenvolvem fortes dores musculares e rigidez no pescoço e nas costas. Menos de 1% das infecções de poliomielite resultam em paralisia. 

A maior parte da população norte-americana tem proteção contra a enfermidade porque foi vacinada durante a infância. Mas em áreas com baixa cobertura vacinal, como a comunidade judaica ultraortodoxa no condado de Rockland, as pessoas que não são vacinadas correm alto risco. Essa região também foi o epicentro do surto de sarampo em 2019. 

No Brasil, a poliomielite é considerada erradicada desde 1994 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades