Por R$0,60, invenção é capaz diagnosticar HIV, malária e outras infecções

Quem olha para o Parperfuge pode pensar que se trata de um brinquedo. Mas, a invenção de 0,60 centavos é capaz de diagnosticar HIV e outras infecções!

Quem olha para o Parperfuge pode pensar que se trata de um brinquedo para crianças. No entanto, a invenção de apenas 0,60 centavos é capaz de diagnosticar HIV, malária e outras infecções!

Desenvolvido por bioengenheiros de Stanford, nos EUA, a criação batizada de Paperfuge foi desenvolvido com papel, corda e plástico, materiais que custam aproximadamente 20 centavos de dólar (cerca de R$ 0,60) e, assim como a centrífuga, pode girar amostras biológicas a milhares de rotações por minuto.

Esse é um passo crítico no diagnóstico de infecções como a malária e o HIV. Ao contrário de uma centrífuga, o Paperfuge não precisa de eletricidade, máquinas complicadas, peças de reposição caras ou mesmo muito dinheiro para operar, beneficiando principalmente pessoas de regiões mais pobres.

A criação é capaz de girar amostras biológicas em círculos em até 125.000 rpm, suficiente para separar o plasma de uma amostra de sangue (um procedimento de diagnóstico padrão) em 90 segundos. Uma centrífuga comercial padrão atinge 15.800 rpm e leva até dois minutos para realizar o mesmo procedimento.

(Stanford/Reprodução)

Esperança para os países em desenvolvimento

O Paparfuge é mais uma importante inovação, com o potencial de transformar a Saúde, principalmente em países que sofrem com falta de estrutura, materiais e dinheiro para atender a população.

Já mostramos aqui outras criações, como as próteses e instrumentos médicos feitos com impressoras 3D já estão sendo usadas em países da África. Com sede em Botswana, a Deaftronics fabricou a primeira unidade de aparelho auditivo movido a energia solar, chamado de Solar Ear (Orelha Solar).

Um processador auto-sustentável é capaz de transformar lixo e lodo de esgoto em água potável, e é capaz de gerar água potável para mais de 100 mil pessoas. Essas iniciativas são fundamentais para ajudar as pessoas que mais precisam de auxilio.

Veja abaixo um vídeo mostrando como o Parperfuge funciona:

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Hand-powered ultralow-cost paper centrifuge. Bhamla M Benson B Chai C Katsikis G Johri A et. al. Nature Biomedical Engineering, 2017 vol: 1 (1) pp: 0009. DOI: 10.1038/s41551-016-0009

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags