Possível efeito neuroprotetor de antagonistas do receptor alfa-1-adrenérgico na doença de Parkinson

A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa devastadora sem qualquer tratamento neuroprotetor. Saiba mais.

A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa devastadora sem qualquer tratamento neuroprotetor. Atualmente, cerca de 10 milhões de indivíduos em todo o mundo têm DP, e o número está crescendo à medida que a população envelhece. 

A doença de Parkinson apresenta diversas manifestações, incluindo sintomas motores e cognitivos. As terapias essenciais, como a levodopa e a estimulação cerebral, podem melhorar os sintomas motores, mas não retardam a neurodegeneração progressiva. 

 Apesar de pesquisas intensas, as intervenções potenciais não demonstraram neuroproteção consistente. Assim, as pessoas com doença de Parkinson enfrentam uma neurodegeneração inexorável e irreversível e a morbimortalidade resultante.

O metabolismo energético prejudicado é um fator patogênico potencial e amplamente inexplorado na DP. A idade é o principal fator de risco, e o aumento da idade está associado ao comprometimento do metabolismo da glicose cerebral, redução da biogênese mitocondrial e redução dos níveis de trifosfato de adenosina (ATP). 

 Entre as pessoas com DP, a glicólise e a função mitocondrial estão comprometidas.  Além disso, toxinas mitocondriais, como MPTP (1-metil-4-fenil-1,2,3,6-tetra-hidropiridina) e rotenona, induzem DP e fenótipos semelhantes.  As variantes que causam doença de Parkinson familiar frequentemente comprometem a função mitocondrial e o equilíbrio energético (por exemplo, PINK1parkin ,DJ-1 , CHCHD2 , α-sinucleína , LRRK2). 

 Esses achados sugerem que o metabolismo energético prejudicado desempenha um papel na patogênese da DP. Surge então uma hipótese: Será que as terapias que aumentam o metabolismo energético e o ATP podem prevenir o desenvolvimento da doença?

doença de parkinson

Estudos 

Uma oportunidade de testar essa hipótese surgiu quando estudos bioquímicos, funcionais e estruturais mostraram que a terazosina (TZ) se liga e aumenta a atividade da fosfoglicerato quinase 1 (PGK1), a primeira enzima geradora de ATP na glicólise.  A TZ atravessa a barreira hematoencefálica, aumentando a glicólise e o ATP nas células cerebrais. 

Leia também: Probióticos para constipação na doença de Parkinson

Estudos em modelos genéticos e induzidos por toxinas de DP em camundongos, ratos e moscas revelaram que o TZ retardou ou preveniu a perda de neurônios. 

A TZ é um antagonista do receptor α1-adrenérgico comumente usado para tratar hiperplasia prostática benigna e, raramente, hipertensão.  Os efeitos da TZ sobre PGK1 são independentes dos efeitos sobre os receptores α1-adrenérgicos.  

Dois outros antagonistas adrenérgicos α1 intimamente relacionados, doxazosina (DZ) e alfuzosina (AZ), têm uma ligação PGK1 semelhante, aumentam o metabolismo energético e são eficazes em um modelo de DP.

A  tansulosina é outro antagonista do receptor α1-adrenérgico. No entanto, ela não está estruturalmente relacionada ao TZ, não aumenta o metabolismo energético e não tem efeito em um modelo de DP.  

Os autores formularam a hipótese de que os pacientes que iniciaram a terapia com TZ / DZ / AZ teriam um risco menor de desenvolver doença de Parkinson em comparação com os pacientes que iniciaram a terapia com tansulosina. 

Testaram essa hipótese usando dois grandes bancos de dados administrativos de saúde dos Estados Unidos e da Dinamarca.

Conclusão 

Concluiram que o uso de qualquer um desses três medicamentos foi associado a risco reduzido ou progressão da DP em comparação com o não uso ou uso de tansulosina. Com certeza mais estudos são necessários para explorar um possível efeito neuroprotetor prospectivamente. 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades