Poucos adolescentes portadores do HIV alcançam supressão viral em cinco meses

Segundo um estudo recente, apenas 12% dos indivíduos entre 12 e 24 anos de idade com HIV atingiram a supressão viral dentro de cinco meses com TARV.

Segundo o estudo The HIV Continuum of Care for Adolescents and Young Adults Attending 13 Urban US HIV Care Centers of the NICHD-ATN-CDC-HRSA SMILE Collaborative, publicado no Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes, apenas 12% dos indivíduos entre 12 e 24 anos de idade com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) atingiram a supressão viral dentro de cinco meses após o início de terapia antirretroviral (TARV), o que os torna muito menos propensos do que adultos a reduzir suas cargas virais a níveis indetectáveis. O estudo foi conduzido por Kapogiannis e colaboradores.

HIV em adolescentes

A iniciativa Strategic Multisite Initiative for the Identification, Linkage and Engagement in Care of HIV-infected youth (SMILE) foi uma colaboração entre o National Institute of Child Health and Human Development (NICHD), os Centers for Disease Control and Prevention (CDC), o Health Services and Resources Administration (HRSA) e o NICHD-funded Adolescent Medicine Trials Network for HIV/AIDS Interventions (ATN) que visava abordar, de maneira abrangente, vários objetivos de estratégia nacional para a juventude americana.

Isso incluiu a redução de novas infecções pelo HIV, melhoria no acesso aos cuidados, redução das disparidades e iniquidades em saúde e estabelecimento de esforços para colaboração em todo o país. A iniciativa ajudou jovens infectados pelo HIV (principalmente recém-diagnosticados), com idades entre 12 e 24 anos, vinculando-os a cuidados favoráveis e avaliando cada marco do HIV Care Continuum (HCC), no período de 10/2012 a 09/2014.

Leia também: Suplementação de cálcio e vitamina D são eficazes em pacientes HIV?

Através dessa iniciativa, foram registrados jovens infectados pelo HIV encaminhados, vinculados, engajados e mantidos em atendimento, juntamente com dados sociodemográficos. A supressão viral (viral suppression – VS) foi definida como ≥ 1 carga viral (viral load – VL) de HIV abaixo do nível de detecção (below the level of detection – BLD) no estudo. Correlatos de VS foram examinados usando modelos de risco proporcional de Cox.

Resultados

Os resultados encontrados foram:

  • Em treze locais de teste, o estudo identificou 1411 jovens infectados pelo HIV: 1.053 (75%) estavam vinculados, 839 (59%) envolvidos e 473 (34%) mantidos em atendimento;
  • A TARV foi iniciada em 474 (34%). Destes, 166 (12%) atingiram VS após um acompanhamento médio de 4,8 meses.

Os preditores de VS incluíram:

  • VL mais baixa na linha de base [razão de risco ajustada – adjusted hazard ratio (aHR) 1,56; Intervalo de confiança de 95% (IC 95%) 1,32-1,89); p <0,0001];
  • Recebimento recente de TARV (aHR 3,10; IC 95% 1,86-5,18; p <0,0001);
  • Menor tempo entre o teste e o encaminhamento – aHR 2,52; IC 95% 1,50-4,23; p = 0,0005 para 7 dias a 6 semanas, e aHR 2,08; IC 95% 1,08-4,04; p = 0,0294 para seis semanas a três meses em comparação com > 3 meses.

Mais da autora: Rituximabe é eficaz no tratamento da paniculite lúpica refratária na infância?

Conclusões

Com esses resultados, os pesquisadores ressaltam a necessidade de envolver prontamente os jovens recém-diagnosticados com HIV, desde o primeiro ponto de contato, mantendo-o desde o início, de maneira que os agrade, como, por exemplo, através de mensagens de texto, mídias sociais e colegas treinados.

Para Kapogiannis, adolescentes e jovens têm necessidades únicas, que, se não forem abordadas de maneira abrangente, podem criar barreiras aos comportamentos de busca de saúde, como, por exemplo, tomar os medicamentos prescritos e comparecer consistentemente às consultas.

Portanto, a eliminação de barreiras em todos os níveis e a intervenção para garantir o atendimento rápido e amigável a jovens com HIV devem ser iniciadas o mais rapidamente possível.

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags

hiv