Pré-miopia em pré-escolares: precisamos nos preocupar? 

O conceito de pré-miopia tem sido bastante falado como um forte preditor do início da miopia entre crianças ainda não míopes.

A epidemia de miopia é um fenômeno global nas últimas décadas. É estimada uma prevalência global de miopia e alta miopia para 2050 de 49.8% e 9.8% respectivamente. Crianças muito novas com início mais precoce da miopia tem maior risco de progredir rapidamente para alta miopia. As complicações relacionadas a alta miopia como o descolamento de retina e a maculopatia miópica podem levar a perda visual substancial.

Em Taiwan, a prevalência de miopia em crianças de sete anos já é de quase 20% e até em pré-escolares de cinco a seis anos. A Academia Americana de Oftalmologia já reportou uma prevalência de 10.7%. Desta forma, o tempo ótimo para iniciar estratégias para prevenir o início da miopia deve preceder essa idade, especialmente nas regiões com as maiores prevalências. No ponto de vista das políticas de saúde, é valioso identificar as crianças que são particularmente vulneráveis para desenvolver miopia. O conceito de pré-miopia tem sido bastante falado e alguns estudos mostram que o status baseline do erro refrativo é um forte preditor do início da miopia entre crianças ainda não míopes.

Saiba mais: Uso de luz vermelha no controle da miopia: o que sabemos sobre isso?

pré-miopia

A pré-miopia

O International Myopia Institute (IMI) propôs como definição de pré-miopia um status refrativo do olho de > -0.50 D <= +0.75 D em crianças em risco de desenvolver miopia.

Para entender melhor a pré-miopia em crianças pré-escolares, um estudo publicado na Ophthalmology esse ano estimou a prevalência de pré-miopia e investigou os fatores de risco usando informações de sete ondas consecutivas (de 2014 a 2020) de pesquisas populacionais no Yilan Myopia Prevention and Vision Improvement Program (YMVIP), realizada no Taiwan. As estratégias de prevenção de miopia utilizadas foram melhorar a iluminação das salas e das mesas, proibir atividades de perto prolongadas e encorajar atividades outdoor por 120 minutos diariamente.

De agosto de 2014 a dezembro de 2020, 21.761 crianças dos 12 distritos tiveram os critérios para participar do estudo. O exame oftalmológico foi realizado com cicloplegia. Os fatores de risco para miopia foram avaliados de acordo com questionário. A duração da exposição a estratégias de prevenção da miopia antes do exame foi dividida em três níveis:

  • Sem exposição;
  • Mais de um ano de exposição;
  • Mais de dois anos de exposição.

Resultados

A média do erro refrativo foi de 0.57 +- 1.09 D. A prevalência de miopia foi de 10.7%, com 0.3% de alta miopia (6D ou mais). 52% das crianças foram classificadas como pré-opes. A média do erro refrativo no grupo de pré-miopia foi de 0.35 +- 0.33 D. Quando comparados com os hipermétropes, os míopes e pré-miopes tinham maior chance de serem meninos, de ter um cuidador com ensino médio ou menor nível educacional, de ter um cuidador míope, de ter menos tempo de sono e mais tempo em atividades de tela nos dias de semana e fins de semana e de ter menos tempo outdoor nos fins de semana.

Os fatores de risco significativos para pré-miopia foram: sexo masculino (OR 1.25), cuidador míope (OR 1.46) e gasto > 1h de uso de tela por dia (OR 1.10). Os fatores protetores da pré-miopia foram duração mais longa (mais de dois anos) das estratégias protetoras (OR 0.59) e maior nível de educação dos cuidadores (OR 0.91). Passar mais tempo nas atividades outdoor nos fins de semana pareceu ser associado a menor risco de pré-miopia mas esse fator não alcançou o nível de significância. Quando foram comparados aqueles com pré-miopia na coorte pré-pandêmica em 2019 com as crianças da coorte de 2020, essas últimas eram mais propensos a passar mais de 30 minutos fazendo deveres de casa durante os dias da semana, mais de uma hora por dia em telas nos dias semana e mais de duas horas por dia em telas nos finais de semana. Esses achados porém não atingiram significância estatística.

Leia também: O isolamento devido ao Covid-19 está associado ao crescimento da miopia?

Entre crianças com idade de seis anos, ser menos hipermétrope que +0.75 foi sugerido em outro estudo como um ponto de corte de predição de desenvolvimento da miopia. Pensando nessas questões, os esforços para prevenção da miopia devem atingir as crianças pré-escolares com pré-miopia.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Wang CY, Hsu NW, Yang YC, Chen YL, Shyong MP, Tsai DC. Premyopia at Preschool Age: Population-based Evidence of Prevalence and Risk Factors from a Serial Survey in Taiwan. Ophthalmology. 2022 Mar. doi10.1016/j.ophtha.2022.03.017

Especialidades