Precisamos de critérios diagnósticos mais rigorosos para o diabetes gestacional?

A prevalência do diabetes mellitus gestacional (DMG), doença comum na gestação, varia de acordo com o critério diagnóstico utilizado.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A prevalência do diabetes mellitus gestacional (DMG), doença comum na gestação, varia de acordo com o critério diagnóstico utilizado. Nos EUA, 6% das gestantes são afetadas pelo DMG com base no critério de Carpenter-Coustan, abordagem preferida pelo Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia (ACOG).

Há alguns anos, com base no importante estudo Hyperglycemia and Adverse Pregnancy Outcome (HAPO), a Associação Internacional de Diabetes e Gestação (IADPSG) propôs critérios diagnósticos mais rigorosos, o que implica no aumento da prevalência de DMG, em consistência com o aumento da prevalência de sobrepeso, obesidade e idade materna avançada. O Instituto Nacional de Saúde dos EUA estimou que a prevalência de DMG aumentaria de 5 a 6% para 15-20% com os novos critérios.

médico examinando paciente grávida com diabetes gestacional

Importância de critérios mais rigorosos para o diagnóstico de diabetes gestacional

A aplicação de critérios mais rigorosos têm o objetivo de evitar as complicações perinatais e em longo prazo do DMG. Mulheres com diabetes gestacional têm maior risco de RNs gigantes para a idade gestacional (GIGs), aumento da adiposidade fetal, hiperinsulinemia neonatal, pré eclâmpsia, parto prematuro e distócia de ombro.

O importante estudo HAPO, que revolucionou o diagnóstico de DMG ao incluir a possibilidade de diagnóstico de DM prévio durante a gestação, permanece suscitando mudanças. Recentemente, uma publicação do HAPO Follow up Study (HAPO FUS) revelou as consequências em longo prazo maternas e infantis da hiperglicemia durante a gestação. Nessa publicação, foram incluídas 4.747 mulheres portadoras de DMG sem tratamento e não portadoras, além de 4.834 crianças dessas mulheres, com seguimento médio de 11,4 anos após a gravidez. O estudo revelou que a hiperglicemia não tratada aumenta o risco futuro materno de pré diabetes em 51%  (IC 95%) e DM2 em 10,7 % (IC 95%). Além disso, o DMG também foi associado a um maior aumento de sobrepeso (39,5%) e obesidade (28,6%) na infância, embora sem significância estatística. Portanto, o diagnóstico de DMG configura-se como risco para alterações metabólicas futuras.

Como diagnosticar diabetes gestacional?

O critério diagnóstico da IADPSG é apoiado por importantes instituições, como o Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial de Saúde (OMS) e também pela Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), apesar de não ser a abordagem preferida do ACOG. Para o diagnóstico, todas as gestantes devem ser submetidas a rastreamento com glicemia de jejum no 1º trimestre.

Caso o valor seja abaixo de 92, a gestante não possui alterações e deve ser submetida ao TOTG entre 24-28 semanas (isso porque é a partir desse período gestacional que a produção de hormônios contrainsulínicos pela placenta é suficiente para gerar aumento da resistência periférica à insulina, ocorrendo um verdadeiro teste da função pancreática da gestante). Caso a glicemia de jejum esteja entre 92 e 126, a gestante é classificada como portadora de DMG. Se a GJ for maior ou igual a 126, ela é classificada como DM prévio. De acordo com esses critérios, basta apenas um valor alterado para o diagnóstico! Para gestantes submetidas ao TOTG 75g entre 24-28 semanas, os pontos de corte para diagnóstico de DMG são: ≥ 92 (jejum), ≥ 180 (após 1h) e ≥ 153 (após 2h). Novamente, basta um único valor alterado para fechar diagnóstico.

glicemia

É possível evitar que essas mulheres desenvolvam intolerância aos carboidratos após a gestação?

Sim, é possível. Ensaios demonstraram claras evidências de que o tratamento do DMG melhora imediatamente os desfechos gestacionais relacionados ao excessivo peso fetal e às desordens hipertensivas em 40-50%. Além disso, medidas no pós parto como mudança no estilo de vida (35%), uso de metformina (40%) e aleitamento materno por mais de 10 meses comprovadamente reduzem o desenvolvimento de alterações no metabolismo dos carboidratos.

Portanto, diagnosticar e tratar adequadamente o DMG é altamente custo-efetivo e é necessária a padronização dos critérios diagnósticos para facilitar a comunicação, a produção científica e a obtenção de melhores desfechos perinatais e a longo prazo na saúde materno-infantil.

médico examinando paciente grávida com diabetes gestacional

Referências:

  • HOD, Moshe; KAPUR, Anil; McINTYRE, H. David; Evidence in suport of the Internacional Association of Diabetes in Pregnancy study groups’ criteria for diagnosing gestacional diabetes mellitus worldwide in 2019. American journal os obstetrics gynecology, 2019.
  • MONTENEGRO, Carlos Antonio Barbosa; REZENDE FILHO, Jorge de. Obstetrícia, 13ª edição, 2016. CAB; Rezende Filho, J. Obstetrícia. 13ª edição. 2016. Capítulo 43, pág 456-457.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.