Página Principal > Clínica Médica > Precisamos radiografar pneumonias?
medicando examinando raio x do torax

Precisamos radiografar pneumonias?

Tempo de leitura: 2 minutos.

Tosse secretiva, aumento da frequência respiratória e febre há menos de uma semana. História clássica de pneumonia comunitária, atendida rotineiramente nos pronto atendimentos. Uma conduta muito comum antes do médico fechar o diagnóstico é pedir uma radiografia de tórax. Mas realmente precisamos disso?

Na maior parte das vezes, o diagnóstico é estabelecido com exame físico e anamnese detalhada. A presença ou não de áreas de maior infiltrado na radiografia não costumam mudar a conduta dada ao caso.

Devemos nos atentar aos principais objetivos de uma radiografia de tórax em um paciente com pneumonia: encontrar sinais de gravidade e comorbidades. Indicações essas que geralmente já deixam uma pista antes do exame de imagem.

Pode-se suspeitar de:

  • insuficiência cardíaca quando há edema de membros inferiores;
  • derrame pleural há dor torácica e a percussão do tórax é maciça e;
  • tuberculose quando há história de tosse há mais de 3 semanas com perda de peso.

Mais da autora: ‘Quando medir TSH e T4 livre?’

Também é importante atentar aos sinais vitais do paciente. Atenção a frequências cardíaca e respiratória, oximetria e pressão arterial podem auxiliar o clínico a identificar uma infecção grave que está evoluindo para sepse.

Assim sendo, a indicação de radiografia de tórax não abrange todos os quadros de pneumonia. Devemos estar atentos para que esses exames sejam realizados nos pacientes que realmente se beneficiam de tal, como pacientes com descompensação hemodinâmica, esforço respiratório e com suspeita de comorbidades associadas ainda não diagnosticadas.

Respeitar reais indicações de um exame complementar fornecem melhor gestão dos recursos em saúde e permite que mais pessoas sejam atendidas com um menor custo, porém sem prejudicar eficácia de diagnóstico e tratamento.

Veja também: ‘Pneumonia deve ser tratada por menos tempo do que você imagina’

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Autora:

Referências:

  • Chest radiographs for acute lower respiratory tract infections – Cochrane Acute Respiratory Infections Group, 2013

3 Comentários

  1. Excelente. Muitos colegas solicitam RX para quase tudo. Perde-se com o tempo a função de exercer a medicina de forma abrangente, tocando no paciente/cliente.

  2. HERBERT CÂMARA

    Ok .. . concordo plenamente em poupar um cliente de uma carga desnecessária de radiação …
    o problema é que o ineficaz Sistema Único de Saúde, com sua burocracia surreal, simplesmente desqualificará o pedido de procedimento de internação para pneumonia se não houver uma radiologia torácica (mesmo com resultado negativo da imagem)

    • Ana Carolina Pomodoro

      Olá, Hebert! Infelizmente, encontramos barreiras burocráticas no nosso dia a dia médico, mas é importante ressaltarmos a necessidade de discutirmos a validade de algumas atitudes. Para isso, nosso portal é desenvolvido de médico para médico, com o intuito de debatermos também esse tipo de questão. Aproveitamos para lhe convidar a continuar acompanhando e participando do nosso portal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.