Precisamos radiografar pneumonias?

Uma conduta muito comum antes do médico fechar o diagnóstico de pneumonia é pedir uma radiografia de tórax. Mas realmente precisamos disso?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Tosse secretiva, aumento da frequência respiratória e febre há menos de uma semana. História clássica de pneumonia comunitária, atendida rotineiramente nos pronto atendimentos. Uma conduta muito comum antes do médico fechar o diagnóstico é pedir uma radiografia de tórax. Mas realmente precisamos disso?

Na maior parte das vezes, o diagnóstico é estabelecido com exame físico e anamnese detalhada. A presença ou não de áreas de maior infiltrado na radiografia não costumam mudar a conduta dada ao caso.

Devemos nos atentar aos principais objetivos de uma radiografia de tórax em um paciente com pneumonia: encontrar sinais de gravidade e comorbidades. Indicações essas que geralmente já deixam uma pista antes do exame de imagem.

Pode-se suspeitar de:

  • insuficiência cardíaca quando há edema de membros inferiores;
  • derrame pleural há dor torácica e a percussão do tórax é maciça e;
  • tuberculose quando há história de tosse há mais de 3 semanas com perda de peso.

Mais da autora: ‘Quando medir TSH e T4 livre?’

Também é importante atentar aos sinais vitais do paciente. Atenção a frequências cardíaca e respiratória, oximetria e pressão arterial podem auxiliar o clínico a identificar uma infecção grave que está evoluindo para sepse.

Assim sendo, a indicação de radiografia de tórax não abrange todos os quadros de pneumonia. Devemos estar atentos para que esses exames sejam realizados nos pacientes que realmente se beneficiam de tal, como pacientes com descompensação hemodinâmica, esforço respiratório e com suspeita de comorbidades associadas ainda não diagnosticadas.

Respeitar reais indicações de um exame complementar fornecem melhor gestão dos recursos em saúde e permite que mais pessoas sejam atendidas com um menor custo, porém sem prejudicar eficácia de diagnóstico e tratamento.

Veja também: ‘Pneumonia deve ser tratada por menos tempo do que você imagina’

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

  • Chest radiographs for acute lower respiratory tract infections – Cochrane Acute Respiratory Infections Group, 2013

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades