Prescrição médica: orientações de como fazer

O objetivo desse artigo é listar as principais orientações de como fazer uma prescrição médica, o que deve ser evitado e os erros mais comuns.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Receitar tratamentos é uma das tarefas mais comuns do dia a dia do médico. No entanto, o processo de elaborar uma prescrição ainda pode gerar muitas dúvidas, principalmente entre os profissionais mais jovens. O objetivo desse artigo é listar as principais orientações de como fazer uma prescrição médica, o que deve ser evitado, os erros mais comuns e os principais tipos de receita.

indústria farmacêutica

Prescrição de medicamentos: passo a passo

A prescrição racional de medicamentos significa escolher o melhor tratamento medicamentoso, com base nos critérios de eficácia, segurança, aplicabilidade (comodidade) e custo financeiro para o paciente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere os seguintes passos para o sucesso da prescrição:

1. Definir o problema do paciente
2. Especificar o objetivo terapêutico
3. Verificar se o tratamento se adequa ao paciente: considerar eficácia, custo, segurança, conveniência e aplicabilidade
4. Fazer a prescrição de forma clara, legível e com indicações precisas
5. Fornecer instruções, informações e recomendações ao paciente: efeitos do medicamento, colaterais possíveis, instruções de uso e avisos
6. Monitorar o tratamento

LEIA MAIS: Reduzindo a polifarmácia – o processo da desprescrição

Componentes básicos da receita médica

Alguns elementos devem estar presentes em todas as receitas. São eles:

  • Tipo de receita;
  • Data;
  • Individualidade;
  • Via de administração;
  • Fármaco: genérico e/ou comercial;
  • Posologia e forma de apresentação;
  • Tempo de uso;
  • Indicação;
  • Advertências;
  • Efeitos colaterais principais.

Cirurgiões Dentistas podem prescrever?

Essa é uma dúvida muito comum, principalmente entre os pacientes. De acordo com a legislação que regulamenta o exercício da Odontologia, o cirurgião dentista está apto a: “prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em Odontologia, além de ser permitida a prescrição e aplicação de medicamentos de urgência no caso de acidentes graves que comprometam a vida e a saúde do paciente”.

As substâncias mais comuns na Odontologia incluem os anti-inflamatórios, analgésicos e antissépticos.

LEIA MAIS: 10 pontos a serem considerados na prescrição médica do paciente grave

Tipos de receita médica

Entre os modelos de receita mais comuns reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), destacam-se:

– Receita simples: utilizada para a prescrição de medicamentos anódinos e de tarja vermelha.

– Receita de controle especial: utilizada para a prescrição de medicamentos de tarja vermelha, como substâncias sujeitas a controle especial, retinoicas de uso tópico, imunossupressoras e antirretrovirais, anabolizantes, antidepressivos, etc.

– Receita azul ou receita B: é um impresso, padronizado na cor azul, utilizado para a prescrição de medicamentos que contenham substâncias psicotrópicas.

– Receita amarela ou receita A: é um impresso, padronizado na cor amarela, utilizado para a prescrição de entorpecentes e psicotrópicos.

– Receita renovável: é um modelo criado para a comodidade dos utentes, sendo particularmente útil para os doentes crônicos. Intenciona evitar que o paciente tenha que se deslocar com frequência aos centros de saúde e hospitais para a obtenção exclusiva de receitas.

Importante lembrar que a receita médica não pode conter rasuras, emendas ou irregularidades que possam prejudicar a verificação da sua autenticidade.

Carimbo na prescrição é obrigatório?

Segundo a legislação da ANVISA e do CFM, o carimbo não é obrigatório, desde que o médico ou outro profissional da saúde prescritor, descreva manualmente e de forma legível seu nome completo e o número do CRM. Dessa forma, para que o documento tenha validade, basta a assinatura.

O uso do carimbo só é obrigatório para o recebimento do talonário para prescrição de medicamentos e substâncias entorpecentes e psicotrópicos.

Prescrição e o médico online

De acordo com a legislação atual, o médico não deve prescrever tratamento sem a realização do exame físico, exceto em casos de emergência ou impossibilidade, portanto, prescrição à distância (seja por telefone, mensagem, etc) sem o exame direto do paciente não deve ser realizada. A exceção à regra é a Telemedicina, uma prática reconhecida e regulamentada pelo CFM.

Principais erros de prescrição médica

Os erros mais comuns nas prescrições são:

  • Letra ilegível sem a devida identificação do registro no Conselho Regional de Medicina;
  • Rasuras;
  • Ausência de data de validade;
  • Prescrever medicamentos ou solicitar exames sem avaliação direta do paciente (exame físico);
  • Omissão da dose na prescrição;
  • Horário errado de administração.

Não se perca; clique aqui e veja exemplos de prescrição médica no Whitebook!

Relação médico-paciente e adesão ao tratamento

A relação médico-paciente é possivelmente um dos aspectos mais importantes no tratamento de uma doença. O médico deve ter transparência na prescrição, com esclarecimentos e disponibilidade para possíveis reações adversas. Atualmente, estima-se que 25 a 50% dos pacientes não aderem ao tratamento da maneira correta (dependendo do tipo e duração) e mudar esse quadro é um dos desafio da medicina no séc. XXI.

É importante frisar que a adesão diz respeito ao tratamento como um todo: dieta, medidas não farmacológicas, medicação e até a realização de exames e comparecimento à consulta. A relação entre o médico e o paciente é fundamental na adesão ao tratamento e lembrar de algumas ações (simplificadas pelo mnemônico SIMPLE) podem ajudar na hora da prescrição:

Simplifique posologia
Intensifique a oferta de conhecimento sobre a patologia para o paciente
Modifique crenças e mitos
Promova melhora da comunicação entre médico, paciente e familiares
Leve em consideração aspectos demográficos
Evolução da aderência

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades