Leia mais:
Leia mais:
Osteoartrite do joelho: diagnóstico e tratamento [podcast]
Artroplastia ou artrodese de punho para pacientes com artrite reumatoide?
Obesidade mórbida não deve contraindicar artroplastia de quadril ou joelho

Preservar ou substituir a patela durante artroplastia total de joelho?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A artroplastia total de joelho é uma cirurgia de eficácia clínica comprovada associada a melhora funcional e na qualidade de vida em indivíduos portadores de gonartrose. A introdução do componente patelar nas ATJ reduziu a ocorrência de dor anterior no joelho, no entanto, trouxe consigo novas complicações como a falha do componente, instabilidade, fratura patelar, ruptura tendínea do mecanismo extensor, necrose avascular da patela e outras lesões de tecidos moles.

Com o passar do tempo, o aprimoramento das técnicas cirúrgicas e a evolução dos implantes gerou redução da taxa de complicações das artroplastias patelares. Dessa maneira, houve divisão dos cirurgiões quanto à escolha da rotina por eles adotada frente a realização ou não da artroplastia patelar. Alguns defendem sua realização de rotina devido à melhora da dor e escores funcionais enquanto outros não realizam e apontam como vantagem manutenção do estoque ósseo e taxa de satisfação similar. Há também os que defendem a substituição da patela apenas em casos selecionados.

Leia também: Procedimentos Ortopédicos: condutas para a cirurgia

O estudo

Foi publicado recentemente na Revista Brasileira de Ortopedia (RBO) um estudo com um total de 162 joelhos submetidos à ATJ primária de 2012 a 2014 em um Hospital em Passo Fundo – RS. Todos tinham pelo menos 5 anos de seguimento, usaram o mesmo implante e foram operados por 2 cirurgiões experientes. Os joelhos foram divididos em 2 grupos: com ou sem artroplastia da patela.

A substituição da patela foi realizada de maneira seletiva, sendo realizada na presença de artrose femoropatelar moderada e grave, mediante avaliação intraoperatória. Todos os pacientes responderam aos questionários de Lequesne e Western Ontario and Mc Master Universities (WOMAC).

Os grupos foram homogêneos tanto na distribuição dos gêneros quanto idade e ano em que a cirurgia foi realizada. Em relação ao escore de Lequesne, o grupo que teve a patela preservada obteve mediana de 3,5 pontos, e o que teve a patela substituída obteve mediana de 2,5 pontos, diferença que não foi estatisticamente significativa. Analisando a tabela WOMAC, observou-se diferença estatisticamente significativa apenas no quesito dor, cuja pontuação foi maior no grupo que teve a patela preservada.

Saiba mais: Qual é a dose ideal de ácido tranexâmico tópico nas artroplastias totais de joelho?

Não houve diferença relevante quanto à rigidez articular ou dificuldades para realização de atividades diárias ou atividades físicas. Apenas três pacientes apresentaram complicações durante o estudo, sendo dois com deiscência de ferida ( um de cada grupo) e uma infecção periprotética.

Conclusão

O estudo apresentou limitações como o tamanho da amostra, falta de avaliação de escores de qualidade de vida e saúde mental e aplicação dos questionários por ligação telefônica. Apenas o desfecho dor avaliado no WOMAC foi relevante segundo o estudo, com melhor resultado no grupo submetido à artroplastia patelar mesmo na vigência de artroplastia seletiva.

Referências bibliográficas:

  • De Campos Júnior LR, Sbalqueiro GN, Ayala RAR, Lopes Junior OV, Saggin PRF, Kuhn A. To Retain or Resurface the Patella in Primary Total Knee Arthroplasty: A Comparative Study. Rev Bras Ortop (Sao Paulo). 2021 Mar 31;56(6):741-746. doi: 10.1055/s-0040-1721838.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.