Prevalência da hipertensão atinge no mínimo 40% da população mundial

O guideline 2017 para manejo da hipertensão reduziu o ponto de corte. Esta mudança ocasionou uma elevação na prevalência de 32% para 46%.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O guideline 2017 da American College of Cardiology/American Heart Association (ACC/AHA) para prevenção, detecção, avaliação e manejo da hipertensão arterial sistêmica (HAS)¹ em adultos reduziu o ponto de corte diagnóstico de 140×90 mmHg para 130x80mmHg. Uma redução expressiva de 10 mmHg para PA sistólica e diastólica. Esta mudança ocasionou uma elevação na prevalência de portadores de HAS de 32% para 46%. Além disto, esta medida “equaliza” a prevalência de HAS entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento. Interessante que se mantém a faixa para a normalidade com uma PA < 120 x 80 mmHg, facilitando campanhas na população geral.

Como exemplo de um país em desenvolvimento, em artigo recentemente publicado no JAMA, pesquisadores avaliaram a prevalência da HAS em Nepal². Utilizando-se esta nova classificação, houve uma elevação expressiva no número de portadores: de 21.2% para 44.2% da população (valor próximo ao da população americana, que foi estimada em 45.6%), um incremento absoluto de 23%. Este número expressivamente alarmante de pessoas acometidas alerta-nos para suas complicações diretas e indiretas: infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal. Estas patologias somadas, sem dúvida, são causadores do maior número de mortes na população mundial.

Um racional positivo para detectar precocemente indivíduos na população geral com HAS é possibilidade de prevenir eventos cardiovasculares, assim reduzindo a expressiva morbimortalidade desta doença.

Lembrando que a mudança do estilo de vida incluindo uma dieta DASH e restrição de sódio são medidas fundamentais no tratamento. A alimentação típica do nosso país é rica em sódio, necessitando de uma mudança cultural coletiva. Fato que não será obtido rapidamente. Acreditamos que isto tem que começar na infância em casa e nas escolas.

Outro ponto importante é a lembrança que todo profissional de saúde deve aferir a PA do paciente durante atendimento, independente da queixa ou motivo da consulta, visto ser uma oportunidade de flagrar hipertensos, visto tratar-se de uma condição assintomática, popularmente conhecida como “assassina silenciosa”.

Importante ao médico lembrar também que um grande número de substâncias e medicamentos podem elevar a PA e devem ser investigados durante a anamnese, como por exemplo:

  1. Ingestão alcoólica;
  2. Cafeína;
  3. Anfetaminas;
  4. Vários antidepressivos incluindo inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS ou SSRI), iMAO e tricíclicos;
  5. Descongestionantes (fenilefrina, pseudoefedrina);
  6. Imunossupressores (ciclosporina, corticoides);
  7. Contraceptivos orais;
  8. AINES

Portanto, a HAS é uma grande vilã para saúde da população global. Medidas para detecção, conscientização, prevenção, tratamento e redução de desfechos negativos, incluindo óbito, devem ter prioridade máxima em qualquer sociedade moderna.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  1. Whelton  PK, Carey  RM, Aronow  WS,  et al. ACC / AHA / AAPA / ABC / ACPM / AGS / APhA / ASH / ASPC / NMA / PCNA Guideline for the Prevention, Detection, Evaluation, and Management of High Blood Pressure in Adults: a report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Clinical Practice Guidelines.  Hypertension. 2018;71(6):e13-e115. doi:10.1161/HYP.0000000000000065
  2. Kibria GMA, Swasey K, KC A, et al. Estimated Change in Prevalence of Hypertension in Nepal Following Application of the 2017 ACC / AHA Guideline. JAMA Network Open. 2018;1(3):e180606. doi:10.1001/jamanetworkopen.2018.0606

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades