Prevenção de infecção e uso racional de antibióticos [e-book]

A descoberta e disponibilização de antibióticos foi um marco na prática médica, contribuindo para o tratamento de diversas doenças infecciosas bacterianas.

A descoberta e disponibilização de antibióticos foi um marco na prática médica, contribuindo para o tratamento e mudança da história natural de diversas doenças infecciosas bacterianas.

Entretanto, ao longo dos anos, seu uso indiscriminado na Medicina, Medicina Veterinária e Agropecuária levaram à seleção e à disseminação de organismos resistentes que hoje configuram uma das maiores ameaças à saúde globalmente, fazendo parte da lista lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019.

Além da seleção de resistência a antimicrobianos, a prescrição desnecessária ou inadequada de antibióticos expõe os pacientes aos seus eventos adversos, que podem ser graves e debilitantes. Estudos demonstram que indicação de tratamento, escolha de antimicrobiano ou duração de antibioticoterapia podem estar errados em até 50% dos casos. Frequentemente, antibióticos são mantidos por mais tempo do que o necessário ou são prescritos em contextos de colonização ou contaminação.

Acesse aqui nosso e-book sobre prescrição de antibióticos!

Baseado nesses fatos, diversas organizações internacionais têm recomendado a adoção de práticas de uso racional de antibióticos e a estruturação de programas de “antimicrobial stewardship”. Os programas de stewardship consistem em intervenções coordenadas desenvolvidas com o objetivo de melhorar e fazer vigilância do uso correto de antibióticos por meio da seleção dos melhores esquemas terapêuticos, incluindo dose, duração e via de administração.

Isso significa otimizar a antibioticoterapia, garantindo a prescrição do antimicrobiano correto (incluindo espectro adequado), administração no tempo certo, na dose certa, pela via apropriada e nos intervalos adequados. As evidências têm mostrado que programas de stewardship melhoram a qualidade e segurança do cuidado com o paciente, otimizam o tratamento de infecções e reduzem eventos adversos associados ao uso de antibióticos.

Por isso, reunimos as principais orientações sobre a prescrição de antibióticos em um e-book gratuito pra você! Baixe agora mesmo!

Baixe aqui o e-book com as principais orientações sobre prescrição de antibióticos! É grátis!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.