Página Principal > Emergências > Prevendo mortalidade na Hemorragia Digestiva Alta

Prevendo mortalidade na Hemorragia Digestiva Alta

A Hemorragia Digestiva Alta (HDA) é uma complicação grave associada a diversas patologias que acometem o trato gastrointestinal. Muitos pacientes evoluem mal, com prognóstico ruim, apresentando sangramentos maciços e choque que podem conduzir óbito.

Estratificar precocemente o risco de morte destes pacientes, é parte da conduta padrão para HDA. Diversos escores estão disponíveis, são utilizados e complementares. Os escores mais comuns são o Escore de Rockall Pré e pós endoscopia (pre-RS e pos-RS) e o Glasgow-Blatchford Score (GBS) – Você encontra estes escores e muitos outros no WHITEBOOK.

Recentemente um novo escore foi proposto: AIMS65 (Albumina, INR, Estado Mental, Pressão Arterial Sistólica e > 65 anos). Pesquisadores afirmam que trata-se de um escore mais simples e prático do que outros escores.

Um ponto para cada parâmetro, onde 2 ou mais pontos aumenta a chance de mortalidade, complicações e recorrência em 30 dias. Veja o escore:

  • Albumina: < 3,0 g/dl
  • INR: > 1,5
  • Estado Mental: Glasgow < 14 ou Desorientação, letargia, coma.
  • Pressão Arterial Sistólica: < 90mmHg
  • Idade: > 65 anos

Para compara as habilidades de predição destes 4 escores, pesquisadores revisaram dados de mortalidade intra-hospitalar (desfecho primário), complicações e subsequentes intervenções em pacientes com HDA. No total foram avaliados 424 pacientes, com HDA, submetidos a endoscopia digestiva alta (EDA) em um mesmo hospital na Australia. O pre-RS, pos-RS, GBS e AIMS65 foram calculados para todos estes pacientes.

O AIMS65 foi superior ao GBS e ao pre-RS em prever mortalidade, porém não foi superior ao pos-RS. Na predição de complicações ou necessidade de intervenção, os resultados AIMS65, GBS e pos-RS foram similares e superiores ao pre-RS.

Os resultados foram muito similares, entre o AIMS65, GBS e pre-RS, com pouca superioridade do AIMS65. A praticidade do novo escore fala a favor da sua escolha. Porém, a definição de qual utilizar continua sendo da equipe médica. O mais importante, apontam os especialistas, é utilizar algum dos escores para prever o risco de morte e complicações.

Baixe o Whitebook Clinical Decision em seu smartphone e tenha acesso as melhores condutas para pacientes com Hemorragia Digestiva Alta.

Referências Bibliográficas:

Robertson M et al. Risk stratification in acute upper GI bleeding: Comparison of the AIMS65 score to the Glasgow-Blatchford and Rockall scoring systems. Gastrointest Endosc 2015 Oct 26.



Veja também

Intubação difícil

É possível prever com eficácia qual paciente terá intubação difícil?

É essencial para o médico saber com antecedência quando o paciente vai apresentar dificuldade ventilar. Há algum preditivo confiável para a intubação difícil? Descubra:

litíase biliar

Saiba por que ceftriaxona pode causar litíase biliar

Apesar de poucos artigos sobre o tema no Brasil, a relação entre litíase biliar ceftriaxona e já foi estabelecida na primeira vez em 1986.

cafe da manha

Não tomar café da manhã pode ajudar a perder peso

Na contramão das orientações usuais, um artigo do BMJ, publicado em novembro, sugere que pular a refeição matinal pode ajudar a emagrecer.

artigos medicos

TOP 10: os artigos de janeiro que você não pode deixar de ler

Para quem não teve tempo de acompanhar as novidades, a PEBMED preparou uma lista com os 10 artigos mais acessados de janeiro.

cirurgia de whipple

Cirurgia de Whipple por videolaparoscopia tem pior desfecho do que a aberta?

Atualmente, a cirurgia de whipple pode ser realizada até mesmo videolaparoscopia, mas um artigo recente indica que essa técnica pode aumentar complicações.

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.