Probióticos e ômega 3 na gestação podem reduzir risco de alergias nos filhos

Qual é a influência da dieta durante a gestação e o período de amamentação no desenvolvimento imunológico da prole? Um artigo avaliou se as variações na dieta materna podem influenciar o risco de doença alérgica ou autoimune.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Qual é a influência da dieta durante a gestação e o período de amamentação no desenvolvimento imunológico da prole? Um artigo da PLOS Medicine avaliou se as variações na dieta materna podem influenciar o risco de doença alérgica ou autoimune.

Para esse estudo, pesquisadores utilizaram as bases do MEDLINE, EMBASE, Web of Science, CENTRAL e LILACS, entre 1946 e 2017, para encontrar estudos observacionais e de intervenção que avaliaram a relação entre dieta durante a gravidez, lactação ou o primeiro ano de vida da prole e risco futuro de doença alérgica ou autoimune.

Foram identificados 260 estudos originais (964.143 participantes) de aleitamento materno, incluindo um ensaio de intervenção de promoção do aleitamento materno, e 173 estudos originais (542.672 participantes) de outras exposições dietéticas maternas ou infantis, incluindo 80 ensaios maternos (26 participantes), infantis (32 participantes) ou combinados (22 participantes).

Alergia alimentar: veja os keypoints da nova diretriz

O risco de viés foi alto em 125 (48%) estudos de amamentação e 44 (25%) de outras exposições dietéticas.

As evidências foram fortes para as seguintes hipóteses:

  • A suplementação oral com probióticos no final da gestação e durante a lactação pode reduzir o risco de eczema: 19 estudos de intervenção (taxa de risco [RR] 0,78; IC de 95%: 0,68 a 0,90; I2 = 61%; redução absoluta do risco 44 casos por 1.000; IC de 95%: 20 a 64).
  • A suplementação com ômega 3 durante a gravidez e lactação pode reduzir o risco de alergia ao ovo: 6 ensaios (RR 0,69; IC de 95%: 0,53 a 0,90; I2 = 15%; redução absoluta do risco 31 casos por 1.000; IC de 95%: 10 a 47).

As evidências foram fracas para as seguintes hipóteses:

  • Promoção da amamentação reduz o risco de eczema durante a infância (1 ensaio de intervenção).
  • Aleitamento materno exclusivo mais longo está associado à redução do diabetes tipo 1 (28 estudos observacionais).
  • Probióticos reduzem o risco de alergia ao leite da vaca (9 ensaios de intervenção).

Os pesquisadores não descobriram quais outras exposições dietéticas influenciam o risco de doenças alérgicas ou autoimunes.

Para os autores, esses achados apoiam uma relação entre a dieta materna e o risco de doenças alérgicas e autoimunes na prole. Probióticos e ômega 3 na gestação podem reduzir o risco de eczema e alergia a alimentos, respectivamente.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades