Procedimento ablativo versus excisional no tratamento de NIC 2/3 confirmado histologicamente

O câncer de colo uterino é o quarto mais prevalente na mulher. Diagnóstico precoce e tratamento efetivo e rápido diminuem a mortalidade.

O câncer de colo uterino é o quarto câncer mais prevalente na mulher, atrás das neoplasias de mama, cólon e pulmão. Em 2018, foram 569.847 novos casos no mundo, com 311.365 mortes. A incidência e mortalidade são mais altas em países com IDH mais baixo.

Uma das formas de diminuir os índices e a mortalidade é a associação do diagnóstico precoce com o tratamento efetivo mais rápido das lesões HPV induzidas (lesões de alto grau, NIC 2/3  e carcinomas in situ. As lesões NIC 2/3, se não tratadas efetivamente, podem evoluir para lesões invasivas. 

Leia também: Câncer de colo uterino: existe diferença na recuperação de histerectomia radical aberta ou videolaparoscópica?

Os tratamentos realizados incluem a conização a frio (ablativo) ou mais recentemente a biópsia excisional com alta frequência (excisional – conização de alta frequência).

câncer de colo uterino

Estudo

Uma revisão sistemática publicada em junho de 2022 no British Journal Of Obstetrics and Gynaecological avaliou 323 artigos comparando os dois tipos de procedimentos para avaliar possibilidades de persistência e/ou recorrência de lesões.

A avaliação final incluiu seis artigos mostrando que ambos os procedimentos são igualmente seguros, mas o tratamento ablativo mostrou maior persistência/recorrência (RR geral de 1,65; RR de 1,94 em seis meses de seguimento; RR de 1,78 em 12 meses de seguimento e RR de 1,57 em 24 meses de seguimento).

O estudo conclui que o tratamento com conização de alta frequência é o mais efetivo dos dois procedimentos, mesmo ambos sendo seguros. Outras programações terapêuticas devem, entretanto, ser levadas em conta em locais com recursos limitados. 

 

 

 

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Zhang, L., Sauvaget, C., Mosquera, I. and Basu, P. (2022), Efficacy, acceptability and safety of ablative vs excisional procedure in the treatment of histologically confirmed CIN2/3: a systematic review. BJOG: Int J Obstet Gy. Accepted Author Manuscript. https://doi.org/10.1111/1471-0528.17251