Procedimentos cirúrgicos podem aumentar o risco para a síndrome de Guillain-Barré

A etiologia da Guillain-Barré ainda é desconhecida, mas novas pesquisas sugerem que procedimentos cirúrgicos podem desempenhar papel em sua fisiopatologia.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma doença autoimune rara em que o próprio sistema imunológico danifica as células nervosas do sistema nervoso periférico. A etiologia ainda é desconhecida, mas novas pesquisas sugerem que procedimentos cirúrgicos podem desempenhar um papel na fisiopatologia da doença.

Pesquisadores realizaram um estudo retrospectivo com 208 pacientes (idade média de 55 anos) diagnosticados com a SGB. Os pacientes foram estratificados em dois grupos, sendo o grupo 1 composto por indivíduos diagnosticados com SGB dentro de oito semanas após um procedimento, e o grupo 2 composto por indivíduos com SGB que não realizaram cirurgia ou procedimento antes do início da doença.

Os principais tipos de cirurgias/procedimentos que precederam a ocorrência de SGB foram gastrointestinal, cardíaco e ortopédico.

Veja também: ‘Imunoglobulinas no tratamento de doenças neurológicas’

Os resultados mostraram que 15% dos pacientes que desenvolveram a SGB tinham sido submetidos a um procedimento cirúrgico dois meses antes de desenvolver a doença. Destes, 61% apresentaram uma malignidade associada e 29% tinham doenças autoimunes.

Na análise univariada, os fatores que mostraram associação com a SGB pós-cirúrgica foram: idade (p=0,003), malignidade (p<0,0001), malignidade ativa (p=0,05), distúrbio autoimune preexistente (p=0,001) e duração da hospitalização (p=0,015). Na análise multivariada, idade (p=0,045), malignidade (p <0,0001) e doença autoimune preexistente (p=0,004) permaneceram associados.

E mais: ‘Complicações Neurológicas Do Zika’

Mais pesquisas precisam ser conduzidas para confirmar os resultados deste estudo. De qualquer forma, os procedimentos cirúrgicos antecederam a SGB em 15% dos pacientes, o que é uma quantidade inesperadamente elevada.

*Artigo revisado pela biomédica Juliana Festa

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Guillain-Barr syndrome after surgical procedures: Predisposing factors and outcome. Elanagan Nagarajan, Mark Rubin, Eelco F.M. Wijdicks, and Sara E. Hocker published ahead of print November 23, 2016, doi:10.1212/CPJ.0000000000000329: 2163-0933
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades