Profilaxia pré-exposição para HIV: medicação intramuscular pode ser eficaz?

Uma das ferramentas para a prevenção de infecções pelo vírus HIV é o uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) com a combinação de tenofovir e entricitabina.

Uma das ferramentas para a prevenção de novas infecções pelo vírus HIV é o uso da profilaxia pré-exposição (PrEP). Até o momento, a combinação de tenofovir e entricitabina (TDF/FTC), com o nome comercial de Truvada®, é o medicamento mais estudado para PrEP, sendo altamente eficaz. Entretanto, adesão ao uso regular de comprimidos pode ser um fator que compromete a eficácia do método.

O HPTN 083 é um estudo randomizado, duplo-cego e multicêntrico em andamento que procura avaliar a eficácia da formulação injetável de cabotegravir em relação ao TDF/FTC como forma de PrEP. O cabotegravir é um antirretroviral da classe dos inibidores de integrase, que possui uma formulação oral e uma formulação de longa duração que pode ser administrada como injeções intramusculares a cada oito semanas. O estudo procura avaliar se cabotegravir IM seria uma opção segura e eficaz de profilaxia que não necessitasse de tomadas diárias de comprimidos.

cadastro portal

seringa com profilaxia pré-exposição para HIV intramuscular

PrEP intramuscular para HIV

O estudo foi desenhado em três fases. A população recrutada consiste em 4570 homens que fazem sexo com homens e mulheres transgênero que fazem sexo com homens residentes de diversos países, incluindo o Brasil. Na fase 1, os participantes eram aleatoriamente randomizados para receber inco semanas de cabotegravir VO ou TDF/FTC VO, junto com placebo.

Na fase 2, os participantes receberiam uma injeção de cabotegravir 600 mg, IM, a cada dois meses e pílulas placebo diariamente ou TDF/FTC diário e uma injeção placebo, IM, a cada dois meses, por 148 semanas. Em ambas as fases, a administração de placebo nos dois grupos foi mantida para garantir o mascaramento das drogas do estudo tanto para os participantes quanto para os pesquisadores. A fase 3 consistiria em uso de TDF/FTC diário por todos os participantes por mais 48 semanas.

Leia também: Terapia intramuscular de longa duração para HIV: resultados promissores

Uma análise interina dos dados mostrou que cabotegravir IM a cada duas semanas foi altamente eficaz na prevenção de novas infecções pelo HIV. Durante o estudo, foram detectadas 50 novas infecções pelo HIV, sendo 38 no grupo que estava em uso de TDF/FTC (taxa de incidência de 1,21%) e 12 no grupo do cabotegravir (taxa de incidência de 0,38%), o que representa uma diferença de três vezes no número de infecções incidentes entre os grupos. Baseado nesses resultados, o comitê de monitorização de dados e segurança recomendou que o mascaramento do estudo fosse interrompido precocemente. Os participantes continuarão sendo acompanhados pelos pesquisadores e novas análises serão realizadas.

Mensagens práticas

Cabotegravir IM a cada dois meses mostrou-se altamente eficaz na prevenção de novas infecções por HIV na população de homens que fazem sexo com homens e de mulheres transgênero que fazem sexo com homens. Um estudo semelhante (HPTN 084) está sendo conduzido na África Sub-Saariana para avaliar a estratégia em mulheres.

Veja mais: HIV: rastreio para criptococo e reforço de adesão como estratégias para diminuir mortalidade

Apesar de apresentar mais infecções incidentes do que o braço do cabotegravir, TDF/FTC manteve uma incidência muito baixa de infecções, demonstrando mais uma vez sua alta eficácia como método preventivo.

O uso de cabotegravir IM de longa duração pode vir a ser uma opção para pacientes em que a adesão a um regime de ingestão diária de comprimidos seja uma dificuldade. Nenhuma formulação de cabotegravir está disponível no Brasil até o momento.

Atualmente no Brasil, a PrEP está disponível pela rede pública de saúde para populações-chave: homens que fazem sexo com homens, pessoas transgênero, profissionais do sexo e parcerias sorodiferentes para o HIV.

Referências bibliográficas:

  • HPTN. HPTN 083 A Phase 2b/3 Double Blind Safety and Efficacy Study of Injectable Cabotegravir Compared to Daily Oral Tenofovir Disoproxil Fumarate/Emtricitabine (TDF/FTC), for Pre-Exposure Prophylaxis in HIV-Uninfected Cisgender Men and Transgender Women who have Sex with Men. Disponível em: https://www.hptn.org/research/studies/hptn083

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags