Programas de pagamento por desempenho (P4P) na saúde são uma boa opção?

Esquemas de P4P na saúde objetivam incentivar condutas individuais ou coletivas para a obtenção de melhores resultados ou de padrões de qualidade.

Os programas de pagamento por desempenho (pay-for-performance, P4P) fornecem recompensas financeiras ou penalidades para provedores individuais de saúde, grupos de provedores ou instituições de acordo com o seu desempenho em medidas de qualidade. Em geral, esquemas de P4P na saúde objetivam incentivar condutas individuais ou coletivas para a obtenção de melhores resultados ou de padrões de qualidade na prestação de serviços de saúde.

Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida para avaliar os efeitos dos programas P4P no processo de cuidados e seus resultados em pacientes ambulatoriais e internados. Foram avaliados estudos realizados nos EUA e em outros países com sistema de saúde semelhante. As buscas foram realizadas entre 2007 e 2016.

Sessenta e nove estudos foram identificados na revisão, 58 eram de ambientes ambulatoriais, 52 relataram resultados de processo de cuidados e 38 resultados de pacientes. Os estudos avaliaram uma variedade de programas P4P com diferentes estruturas de incentivo, metas e contextos. A maioria dos estudos abordou a gestão de condições crônicas na atenção primária.

Em geral, os resultados mostraram que os programas P4P podem melhorar os resultados do processo de cuidados em curto prazo (2 a 3 anos) no ambiente ambulatorial. As evidências sobre os efeitos dos programas P4P em longo prazo foram limitadas.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Muitos estudos que reportaram resultados positivos foram conduzidos no Reino Unido, onde os incentivos eram muito maiores do que qualquer programa P4P nos Estados Unidos. As maiores melhorias foram observadas em áreas em que o desempenho basal foi escasso.

Não foi observado efeito consistente do P4P nos resultados de saúde intermediária (por exemplo, mudanças nas medidas laboratoriais), embora tenham ocorrido inconsistências entre os resultados dos estudos. Evidências que avaliaram os resultados de saúde do paciente foram insuficientes, já que poucos estudos metodologicamente rigorosos relataram esses resultados.

Programas P4P podem estar associados com melhores processos de atendimento em ambientes ambulatoriais, mas consistentes associações positivas com melhores resultados de saúde não foram demonstradas em qualquer ambiente.

Referências:

  • Mendelson A, Kondo K, Damberg C, Low A, Motu’apuaka M, Freeman M, et al. The Effects of Pay-for-Performance Programs on Health, Health Care Use, and Processes of CareA Systematic ReviewEffects of P4P Programs on Health, Health Care Use, and Processes of Care. Ann Intern Med. 2017;350:406–10.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades