Programas escolares para reduzir obesidade infantil são efetivos?

Um trabalho britânico implantou um programa de estimulo a reeducação alimentar e exercícios físicos em pré-escolas contra a obesidade infantil.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A obesidade infantil é uma das maiores preocupações de saúde publica no século XXI. Crianças acima do peso tendem a ser adultos obesos, que possuem maior chance de síndrome metabólica, câncer e doenças cardiovasculares.

Um trabalho britânico implantou um programa de estimulo a reeducação alimentar e exercícios físicos em pré-escolas. Os familiares foram envolvidos no projeto, que contava com palestras, oficinas de culinária, atividades esportivas, tanto durante os dias letivos quanto nos finais de semana.

Foram avaliadas crianças de 5 e 6 anos expostas a esse programa por 12 meses, e como estava o peso e o IMC após 15 e 30 meses de iniciado as intervenções. Outras escolas foram consideradas como grupo controle. Não apenas o peso e o IMC foram comparados, mas também foram utilizadas escalas que medem qualidade de vida.

Leia também: ‘Tudo que você precisa saber sobre excesso de peso em crianças’

Nas avaliações seriadas 15 e 30 meses após as mudanças, não foi observada diferença significativa entre os grupos. E claro, os pesquisadores se perguntaram o por quê disso. A quantidade de crianças avaliadas foi de 660 no grupo intervenção e de mais de 700 no grupo controle. Não havia duvida sobre um numero ideal de pessoas testadas.

Os pesquisadores pensaram em duas razões para tal. Uma delas seria que talvez as escolas não fossem o melhor lugar para estimular mudanças de habito e que talvez os professores não estavam tão bem capacitados para liderar o programa. A outra justificativa é que a intervenção nas escolas é massacrada pela intervenção midiática e cultural. Pessoas expostas a um comportamento há décadas não irão mudá-lo apenas com intervenções em escolas. As mudanças no estilo de vida devem ser estimuladas em todos os lugares, e se possível, contar com medidas governamentais.

Você sabia? ‘Cuidado paterno diminui em 33% a obesidade infantil’

Referências:

  • Effectiveness of a childhood obesity prevention programme delivered through schools, targeting 6 and 7 year olds: cluster randomised controlled trial (WAVES study), British Journal of Medicine, fevereiro de 2018.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.