Projeto realiza doação de medicamentos com menos de 12 meses de validade a instituições

Um projeto de sustentabilidade está dando um novo destino a medicamentos que seriam descartados: uma doação a hospitais públicos e ONGs.

Um projeto de sustentabilidade está dando um novo destino a medicamentos que seriam descartados. No lugar de incinerar produtos com menos de 12 meses de validade, laboratórios fazem uma doação destes fármacos a hospitais públicos e organizações não governamentais (ONGs).

A iniciativa é do Prorede Brasil, apoiada pela Afya Educacional, o maior grupo de educação médica do país, em parceira com as indústrias farmacêuticas, entre elas a Herbarium. As primeiras entregas de medicamentos favoreceram a Santa Casa do Rio de Janeiro e a Cruz Vermelha do Paraná.

comprimidos de medicamentos variados para doação

Projeto de doação de medicamentos

O projeto surgiu para combater um dos tipos de desperdício mais cruéis: o de remédios. Quando a data de validade é menor do que um ano, as indústrias passam a ter dificuldade em distribuí-los, já que dificilmente são absorvidos pelos canais convencionais. Mesmo que os pontos de vendas não comprem produtos com menos de um ano para o vencimento, os produtos ainda estão em ótima condições para o consumo e dentro do prazo de validade.

Para este descarte, conforme estabelecido pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 306 da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa, 2004) e na Resolução Nº 358, editada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama, 2005), as empresas têm que prever local para armazenamento e para descarte deles.

Além do investimento financeiro para cumprir a resolução e o desperdício envolvido, o descarte, realizado por meio de incineração, gera impacto ao meio ambiente. Sem falar que em um país, como o nosso, de população carente e com pouco acesso à saúde, desperdício de remédios parece algo pouco lógico.

Sensíveis a esse apelo e cientes de sua responsabilidade perante a sociedade, os laboratórios farmacêuticos se juntaram ao Prorede para dar um uso mais nobre para esses medicamentos. Assim, ao invés do caminho usual praticado pela indústria, esses produtos são destinados a população carente atendidas pelas instituições de saúde parcerias do projeto.

“O projeto desenvolvido está alinhado com os nossos valores e é uma ótima a saída. Nós apoiamos esta iniciativa pela importância social do projeto, e, também, pela preocupação em gerar menos impacto ao meio ambiente”, destaca o gerente de Marketing da Herbarium, Eduardo Nogueira.

Primeiras doações

As primeiras doações foram realizadas por laboratórios para a Santa Casa do Rio de Janeiro e para a Cruz Vermelha do Paraná. Ao todo, aproximadamente 40.000 unidades de medicamentos foram destinadas às instituições, ultrapassando o montante de R$1 milhão.

O chefe do Instituto de Dermatologia do Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, David Azulay, demonstrou gratidão ao projeto. “Eu gostaria muito de agradecer ao laboratório, Prorede e Afya Educacional, pela generosa doação de produtos que são de extrema valia para o tratamento de dermatite atópica, restauração de feridas, entre outras condições .”

A coordenadora de Juventude da Cruz Vermelha Brasileira – filial Paraná e responsável do voluntariado em Curitiba, Dayane Krüger, também agradeceu a doação, que vai beneficiar aproximadamente 1.500 pessoas em Curitiba, Castro e região. “Essa importante doação de medicamentos permitirá que os fármacos sejam utilizados no atendimento em nossas unidades dos Hospitais da Cruz Vermelha de Curitiba e Castro. Essa parceria é de grande importância para que mais pessoas possam ter acesso e orientação sobre o uso de medicamentos de forma consciente.”

A Afya Educacional se orgulha em participar de projetos como esse reforçando ainda mais nosso compromisso para um mundo com melhor educação, saúde e bem-estar.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.