Proporção de mulheres e jovens na população médica cresce no Brasil – Demografia Médica 2018

A recente pesquisa Demografia Médica 2018 revelou que o número de mulheres na população médica vem crescendo; o sexo feminino já é maioria em 18 especialidades. A média de idade entre os profissionais caiu.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A recente pesquisa Demografia Médica 2018, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio institucional do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), revelou que o número de mulheres na população médica vem crescendo; o sexo feminino já é maioria em 18 especialidades. A média de idade entre os profissionais caiu.

O aumento da participação das mulheres no total da população médica já vem sendo observado há anos. Desde 1970, essa proporção cresce de modo constante, sendo 23,5% em 1980, 30,8% em 1990, 35,8% em 2000. Em 2004, as mulheres passaram a ser maioria nas faculdades de Medicina e, a partir de 2009, em inscrições nos CRMs. O sexo feminino predomina em 18 especialidades e dois estados, Rio de Janeiro e Alagoas.

Atualmente, as mulheres representam 45,6% dos médicos. O sexo feminino já predomina entre os profissionais mais jovens, sendo 57,4% no grupo até 29 anos e 53,7%, no grupo de 30 a 34 anos.

Médicos mais jovens

A média de idade do conjunto dos médicos em atividade no Brasil tem caído ao longo dos anos, chegando a 45,4 anos, indicando o juvenescimento da Medicina no país. No último levantamento, feito em 2015, a idade média era de 45,7. A média de idade entre os homens é de 47,6 anos; entre as mulheres é de 42,8 anos. Segundo o Cremesp, essa tendência é resultado do aumento da entrada de novos médicos em função da abertura de mais cursos de Medicina.

Top 10 especialidades médicas no Brasil – Demografia Médica 2018

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades