Prosopagnosia na Atenção Primária à Saúde

A prosopagnosia, ou “cegueira facial”, como é popularmente conhecida, afeta aproximadamente 2,5% da população mundial.

Recentemente tem se discutido sobre a prosopagnosia, distúrbio neurológico que é caracterizada pela dificuldade do indivíduo de reconhecer fisionomias e pode ser congênita ou adquirida. Os casos adquiridos da doença podem ser causados por traumas ― como no traumatismo cranioencefálico (TCE) e no acidente vascular encefálico (AVE) ― por doenças neurológicas e psiquiátricas ― como nas demências, no Parkinson, no Alzheimer e na esquizofrenia. Diante do quadro, considera-se relevante mencionar possíveis repercussões para a assistência do paciente na Atenção Primária à Saúde (APS).

Leia também: Consequências maternas e fetais no uso abusivo de álcool e drogas

Ao considerar o sintoma principal da prosopagnosia, pode-se refletir sobre as complicações possíveis ao indivíduo com distorção de sua percepção. Nesse sentido, alguns sintomas que preocupam o indivíduo com esse diagnóstico são a ansiedade, a depressão, o estresse e o isolamento social. Diante disso, indivíduos com relato de dificuldade de “gravar faces” ou “reconhecer faces” devem ser acolhidos de maneira humanizada na APS, visto que se trata de uma porta de entrada do indivíduo nos serviços de saúde.

Nesse contexto, o acolhimento do usuário poderá ser feito por qualquer profissional que atue na unidade de saúde, a fim de escutá-lo e direcioná-lo ao atendimento e à investigação do quadro neurológico. Cabe destacar, no entanto, que o diagnóstico da doença é de atribuição médica e, embora, o acompanhamento deva ser realizado de forma multiprofissional, a fim de minimizar o estresse da doença, o paciente deverá ser encaminhado à rede especializada para acompanhamento concomitante.

Prosopagnosia na Atenção Primária à Saúde

Anamnese e Exame Físico

Ademais, o atendimento do profissional de saúde ao usuário com queixa de prosopagnosia ou outra agnosia deve levar em consideração a anamnese e o exame físico minuciosos. Algumas questões importantes para serem abordadas durante o atendimento ao indivíduo são:

  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Data de início dos sintomas;
  • Perguntar sobre relações interpessoais;
  • Perguntar sobre sintomas de ansiedade e depressão;
  • Doenças e agravos pré-existentes;
  • História de trauma crânio encefálico;
  • Medicamentos em uso;
  • Uso de álcool e drogas;
  • Aplicação de testes (escala de autopercepção de reconhecimento de faces, Avaliação Clínica de Demência (CDR), Mini Exame do Estado Ment (MEEM), Escala de Depres são Geriátrica (GDS), acuidade visual ― LogMAR e Snellen ― Teste de Reconhecimento de Faces Brasileiro, Cambridge Face Perception Test, Glasgow Face Matching Test, Benton Facial Recognition e Caledonian Face Test, dentre outros).

Mensagem prática

Frente a essa realidade, as condutas a serem realizadas ao paciente com esse diagnóstico se referem ao encaminhamento ao especialista, à solicitação de exames complementares para avaliação cerebral e ao suporte multiprofissional. Cabe destacar, que embora não haja estudos que confirmem a eficácia da terapêutica multiprofissional para os casos de prosopagnosia, há evidências de melhora para os pacientes nos quadros de traumas cerebrais, doenças neurológicas e degenerativas.

Saiba mais: Fernanda Pautasso esclarece os principais aspectos sobre enfermeiro navegador [Mês da Enfermagem]

Por fim, impende destacar que o acompanhamento do indivíduo na APS tem sua vantagem, bem como a capacitação da equipe para o olhar apurado, devido à facilidade do acesso, à integralidade da assistência, à responsabilização da equipe de saúde da família, à construção do vínculo familiar, à existência de equipe multiprofissional, à Rede de Assistência à Saúde (RAS) e aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) ― categoria profissional que garante a visibilidade dos problemas encontrados na população adscrita por meio da observação e vínculo durante as visitas domiciliares.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades