Próteses de joelho realizadas em pacientes com mais de 80 anos complicam mais?

Um estudo investigou se os octogenários têm mais chances de sofrerem complicações clínicas ou mecânicas após cirurgias de prótese do joelho.

A artroplastia total do joelho (ATJ) é uma cirurgia utilizada para o tratamento de quadros de osteoartrite refratários ao tratamento conservador. Sua realização em pacientes com mais de 80 anos vem se tornando mais frequente na prática do cirurgião ortopédico, e com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, é esperado que se tornem ainda mais comuns.

joelho

Estudos

Estudos comparando complicações cirúrgicas entre octogenários e não octogenários submetidos à ATJ são limitados. Um recente estudo retrospectivo do tipo caso controle investigou se os octogenários têm maiores chances de apresentarem internações prolongadas, serem readmitidos no ambiente hospitalar e sofrerem complicações clínicas ou mecânicas do implante após cirurgias de protetização do joelho.

Metodologia

A análise incluiu 1.755.460 pacientes submetidos à artroplastia total do joelho primária estratificados dois grupos:

  • Grupo caso (n = 295.908): pacientes acima de 80 anos
  • Grupo controle (n = 1.479.552): pacientes com idade entre 65 a 80 anos

Foi avaliado o desfecho da ATJ em pacientes ≥ 80 anos considerando o tempo de internação hospitalar; as taxas de readmissão em 90 dias; as complicações médicas em 90 dias e as complicações com o implante até dois anos. A hipótese do estudo era de que octagenários possuiriam maior taxa de complicações médicas e do implante, além de maior taxa de readmissão e tempo de internação.

Pacientes do grupo caso foram pareados aleatoriamente com o grupo controle na proporção 1:5 de acordo com idade, sexo e comorbidades. O Score Charlson-Comorbidity Index (CCI) foi utilizado para garantir a ausência de diferença estatística entre os grupos pareados. Os resultados indicaram que o tempo de internação hospitalar foi significativamente maior em octagenários (3.69 ± 1.95 vs. 3.23 ± 1.83); as taxas de readmissão em 90 dias foram significativamente maiores em octagenários (10.59 vs. 9.35%; OR: 1.15; 95 % CI: 1.13 – 1.16); as complicações médicas foram semelhantes nos dois grupos (1.26 vs. 1.26%; OR: 0.99, 95% CI: 0.96 – 1.03, p = 0.99).

Algumas complicações avaliadas, entretanto, tendem a ser maiores em um dos dois grupos:

  • Octagenários: Acidente vascular encefálico; necessidade de transfusão; pneumonia; falência renal aguda.
  • Não-Octagenários: trombose venosa profunda; embolismo pulmonar; anemia pós-hemorrágica.

A incidência complicações relacionadas ao implante foram menores nos octagenários em comparação com os controles. (1,67 vs. 1,93%; OR: 0,86, p < 0,001).

Leia também: A injeção de corticoide intramuscular é inferior à intra-articular para controle da dor em pacientes com artrose de joelho?

Conclusões

Os resultados deste estudo sugerem que pacientes octogenários submetidos a artroplastia total do joelho primária têm chances semelhantes de sofrem complicações clínicas e menores chances de complicações relacionadas ao implante em comparação com pacientes não octogenários, enquanto as taxas de readmissão e internação hospitalar são maiores.

Esses resultados podem ser usados para direcionar políticas de saúde, e de provedores de saúde ao implementar mudanças no manejo deste grupo de pacientes.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Varghese PP, Chen C, Gordon AM, Magruder ML, Vakharia RM, Erez O, Razi AE. Complications, readmission rates, and in-hospital lengths-of-stay in octogenarian vs. non-octogenarians following total knee arthroplasty: An analysis of over 1.7 million patients. Knee. 2022 Mar

Especialidades