Prurido como manifestação inicial de doença hematológica

O prurido é uma condição dermatológica associada à coceira da pele. Em alguns casos, pode sinalizar doenças sistêmicas ou sem causa definida.

O prurido é uma sensação desagradável na pele que leva ao desejo urgente de coçar, e é uma das queixas dermatológicas mais comuns. Pode estar associado a vários problemas cutâneos como xerose, dermatite de contato, dermatite atópica, psicodermatoses e farmacodermias. No entanto, muitos casos podem sinalizar doenças sistêmicas ou permanecem sem causa definida.  

 As causas internas mais comuns de prurido crônico são insuficiência renal crônica, doenças hepatobiliares e hematológicas, sendo menos frequente em pacientes com doenças endócrinas, metabólicas, síndromes desabsortivas, doenças infecciosas e tumores sólidos.

Leia também: Rosácea: como tratar a inflamação na pele

Pesquisa sobre tratamento de prurido nas colangiopatias fibrosantes

Apresentação clínica

O prurido tem sido associado a doenças do sistema hematopoiético por décadas. As principais condições relacionadas são linfoma de Hodgkin, leucemia e linfoma cutâneo de células T (LCCT), mieloma múltiplo, linfoma não Hodkin, policitemia vera e carências de ferro.

Nas leucemias, o prurido é mais comum nas formas linfocíticas em relação às mieloides,  e  predomina nos quadros crônicos.  A gravidade da coceira  se correlaciona com estágios avançados e, dessa forma, a coceira intratável deve sempre ser investigada. Ainda não está definido se o nível sérico de lactato desidrogenase (LDH), comumente solicitado para investigação de câncer, tem utilidade diagnóstica em portadores de prurido. 

Outra queixa que sempre deve levantar suspeita é um padrão de coceira após contato com água durante o banho, denominado “prurido aquagênico”. Esse sintoma é relatado em aproximadamente 40 a 65% dos pacientes portadores de policitemia vera (PV), uma doença mieloproliferativa rara, caracterizada por eritrocitose que leva a uma elevação da hemoglobina e da massa eritrocitária. O prurido pode preceder o diagnóstico da PV, e pode ser tão intenso que alguns pacientes se recusam a tomar banho.

Nesses pacientes outros gatilhos como sudorese, consumo de álcool e mudança repentina de temperatura também podem precipitar o sintoma. O prurido aquagênico também ocorre em linfomas e leucemias, mas com menor frequência. Medidas como alcalinização da água do banho com bicarbonato de sódio, capsaicina tópica, anti-histamínicos, anti-serotonérgicos ou fototerapia podem ser adotadas.

A maior ocorrência de prurido em pacientes com mutação JAK2 617V aponta que os inibidores da via de sinalização JAK-STAT, como ruxolitinibe, podem melhorar a doença subjacente  e aliviar o sintoma.  

Por fim, a  deficiência de ferro, com ou sem anemia, também pode ser uma causa de prurido generalizado, que pode estar associado a outros sinais cutâneos como glossite e queilite angular.

O prurido generalizado em idosos do sexo masculino deve alertar para a possibilidade de alcoolismo ou neoplasias. O sintoma apresenta boa resposta à suplementação de ferro, que deve ser continuada por três meses após a normalização dos níveis de hemoglobina. 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Junwen Deng, BA. Risk of Hematologic Cancer in Patients With Undifferentiated Pruritus. JAMA Dermatol. 2022;158(7):791-795. 
  • B Rowe, G Yosipovitch. Malignancy-associated pruritus. Eur J Pain 2016 Jan;20(1):19-23. 
  • Kremer AE, Mettang T. Pruritus in systemic diseases : Common and rare etiologies. Internist (Berl). 2019 Aug;60(8):814-820.  
  • Tarikci N et al. Pruritus in Systemic Diseases: A Review of Etiological Factors and New Treatment Modalities. ScientificWorldJournal. 2015:803752.  
  • Saini KS, Patnaik MM, Tefferi A. Polycythemia vera-associated pruritus and its management. Eur J Clin Invest. 2010 Sep;40(9):828-34.