Leia mais:
Leia mais:
Quiz: Paciente adolescente apresenta febre, tosse e emagrecimento há três semanas. O que será?
Ômicron XE: entenda o que é a variante recombinante do SARS-CoV-2
Infecção pelo SARS-CoV-2 e manifestações e complicações cardiovasculares em pacientes pediátricos
Tripla infecção: é possível ter covid-19, gripe e dengue ao mesmo tempo?
Hiperglicemia e citopenias como sinais de infecção pela variante delta do SARS-CoV-2 em prematuros

PSI e CURB-65 na avaliação de mortalidade em pneumonia por SARS-CoV-2

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Pacientes com covid-19 frequentemente requerem internação devido a progressão da doença. Apenas nos EUA, houve um aumento de 22% na mortalidade por pneumonia, sendo boa parte atribuída a infecção pelo SARS-CoV-2. Diante desse contexto é fundamental a utilização de ferramentas que ajudem na estratificação de risco e alocação de recursos. O PSI (Pneumonia Severity Index) e o CURB-65 (sigla que designa diversos fatores de risco) e sua utilização na pneumonia por covid-19 foram pouco estudados. Além disso, há considerável alterações em Dímero-D e Procalcitonina nesses pacientes, o que poderia ser adicionado na avaliação de gravidade.

Leia também: Uso de corticosteroides em pneumonia grave

PSI e CURB-65 na avaliação de mortalidade em pneumonia por SARS-CoV-2

Métodos

O estudo foi uma análise secundária de uma coorte de pacientes internados em uma cidade americana, de Março a Julho de 2020, que foram diagnosticados com pneumonia por covid-19 e comparados com pacientes com pneumonia por outros germes. O prognóstico foi avaliado pelo PSI e pelo CURB-65 acrescidos dos valores de procalcitonina e dímero-D. Foram incluídos pacientes de 9 hospitais da cidade internados com covid acima de 18 anos, e pacientes com pneumonia sem covid. Os dados foram coletados de prontuários eletrônicos.

Resultados

Um total de 8.081 pacientes foram incluídos no estudo, com 632 (8%) com covid-19. Dentre os pacientes com SARS-CoV-2, os que morreram ou submetidos a cuidados paliativos, foram mais velhos e tinham mais comorbidades em geral, incluindo um maior incidência de DPOC (24% vs 13%), diabetes (48% vs 31%), insuficiência cardíaca (33% vs 12%) e insuficiência renal doença (32% vs 16%) em comparação com aqueles que receberam alta, além de valores mais elevados de procalcitonina e dímero-D.

Pacientes com pneumonia por SARS-CoV-2 tiveram maior taxa de mortalidade em todas as classes de risco do PSI e em cada pontuação CURB-65 em comparação com pacientes não SARS-CoV-2. A área abaixo da curva ROC para PSI foi de 0,82 (IC 95%, 0,78-0,86) em pacientes com covid-19 e 0,79 (IC 95%, 0,77-0,80) em pacientes sem pneumonia por SARS-CoV-2. Já para o CURB-65 foi de 0,79 (IC 95%, 0,75-0,84) em pacientes com SARS-CoV-2 e 0,75 (IC 95%, 0,73-0,77) em pacientes infectados por outros germes. A adição das dosagens de dímero-D e procalcitonina não interferiram na performance dos dois scores. O estudo é retrospectivo e realizado em apenas uma cidade americana, além de não haver padronização na coleta de dados.

Saiba mais: Superinfecção bacteriana em pacientes com pneumonia grave por Covid-19

Mensagens práticas:

  • O PSI e o CURB-65 avaliam variáveis de risco em pacientes com pneumonia adquirida na comunidade e são capazes de predizer risco e mortalidade.
  • Pacientes com covid-19 parecem se beneficiar da mesma avaliação clínica, inclusive com evoluções mais graves da doença.
  • A dosagem de procalcitonina e do dímero-D associado aos scores não foi capaz de agregar risco, embora seu valor isolado pode ser associado a piores desfechos em estudos anteriores.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Bradley J, Sbaih N, Chandler TR, Furmanek S, Ramirez JA, Cavallazzi R. Pneumonia Severity Index and CURB-65 Score Are Good Predictors of Mortality in Hospitalized Patients With SARS-CoV-2 Community-Acquired Pneumonia. Chest. 2022;161(4):927-936. DOI: 10.1016/j.chest.2021.10.031.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.