PSI e CURB-65 na avaliação de mortalidade em pneumonia por SARS-CoV-2

Nos EUA, houve um aumento de 22% na mortalidade por pneumonia, sendo boa parte atribuída a infecção pelo SARS-CoV-2.

Pacientes com covid-19 frequentemente requerem internação devido a progressão da doença. Apenas nos EUA, houve um aumento de 22% na mortalidade por pneumonia, sendo boa parte atribuída a infecção pelo SARS-CoV-2. Diante desse contexto é fundamental a utilização de ferramentas que ajudem na estratificação de risco e alocação de recursos. O PSI (Pneumonia Severity Index) e o CURB-65 (sigla que designa diversos fatores de risco) e sua utilização na pneumonia por covid-19 foram pouco estudados. Além disso, há considerável alterações em Dímero-D e Procalcitonina nesses pacientes, o que poderia ser adicionado na avaliação de gravidade.

Leia também: Uso de corticosteroides em pneumonia grave

PSI e CURB-65 na avaliação de mortalidade em pneumonia por SARS-CoV-2

Métodos

O estudo foi uma análise secundária de uma coorte de pacientes internados em uma cidade americana, de Março a Julho de 2020, que foram diagnosticados com pneumonia por covid-19 e comparados com pacientes com pneumonia por outros germes. O prognóstico foi avaliado pelo PSI e pelo CURB-65 acrescidos dos valores de procalcitonina e dímero-D. Foram incluídos pacientes de 9 hospitais da cidade internados com covid acima de 18 anos, e pacientes com pneumonia sem covid. Os dados foram coletados de prontuários eletrônicos.

Resultados

Um total de 8.081 pacientes foram incluídos no estudo, com 632 (8%) com covid-19. Dentre os pacientes com SARS-CoV-2, os que morreram ou submetidos a cuidados paliativos, foram mais velhos e tinham mais comorbidades em geral, incluindo um maior incidência de DPOC (24% vs 13%), diabetes (48% vs 31%), insuficiência cardíaca (33% vs 12%) e insuficiência renal doença (32% vs 16%) em comparação com aqueles que receberam alta, além de valores mais elevados de procalcitonina e dímero-D.

Pacientes com pneumonia por SARS-CoV-2 tiveram maior taxa de mortalidade em todas as classes de risco do PSI e em cada pontuação CURB-65 em comparação com pacientes não SARS-CoV-2. A área abaixo da curva ROC para PSI foi de 0,82 (IC 95%, 0,78-0,86) em pacientes com covid-19 e 0,79 (IC 95%, 0,77-0,80) em pacientes sem pneumonia por SARS-CoV-2. Já para o CURB-65 foi de 0,79 (IC 95%, 0,75-0,84) em pacientes com SARS-CoV-2 e 0,75 (IC 95%, 0,73-0,77) em pacientes infectados por outros germes. A adição das dosagens de dímero-D e procalcitonina não interferiram na performance dos dois scores. O estudo é retrospectivo e realizado em apenas uma cidade americana, além de não haver padronização na coleta de dados.

Saiba mais: Superinfecção bacteriana em pacientes com pneumonia grave por Covid-19

Mensagens práticas:

  • O PSI e o CURB-65 avaliam variáveis de risco em pacientes com pneumonia adquirida na comunidade e são capazes de predizer risco e mortalidade.
  • Pacientes com covid-19 parecem se beneficiar da mesma avaliação clínica, inclusive com evoluções mais graves da doença.
  • A dosagem de procalcitonina e do dímero-D associado aos scores não foi capaz de agregar risco, embora seu valor isolado pode ser associado a piores desfechos em estudos anteriores.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Bradley J, Sbaih N, Chandler TR, Furmanek S, Ramirez JA, Cavallazzi R. Pneumonia Severity Index and CURB-65 Score Are Good Predictors of Mortality in Hospitalized Patients With SARS-CoV-2 Community-Acquired Pneumonia. Chest. 2022;161(4):927-936. DOI: 10.1016/j.chest.2021.10.031.