Psoríase: estudo indica superioridade de risanquizumabe em comparação ao secuquinumabe

Dados de estudo mostram que 66% dos pacientes com psoríase tratados com risanquizumabe, apresentaram melhora completa das lesões na pele.

Novos dados do estudo de comparação direta de fase 3b, IMMerge, mostram que 66% dos pacientes tratados com SKYRIZI®   (risanquizumabe), apresentaram melhora completa das lesões na pele causadas pela psoríase, versus 40% dos pacientes tratados com secuquinumabe em 52 semanas.

Esses novos resultados foram apresentados durante o encontro anual da Academia Americana de Dermatologia (AAD), que este ano aconteceu online.  

“Pude observar, em primeira mão, o impacto positivo que representa para o paciente com psoríase obter e manter uma melhora completa das lesões de pele. Esses novos dados são fundamentais, pois ressaltam que a melhora completa e sustentada das lesões de pele é um objetivo realista de tratamento para pessoas que vivem com psoríase”, afirmou Richard B. Warren, pesquisador-chefe e professor, dermatologista e consultor honorário do Dermatology Centre Salford Royal NHS Foundation Hospital, da Universidade de Manchester.

Leia também: Aprovado novo medicamento para tratamento da psoríase infantil

Paciente com psoríase em tratamento com risanquizumabe

Saiba mais sobre o estudo

O IMMerge é um ensaio clínico de fase 3b, multicêntrico, randomizado, de protocolo aberto (para ambos os braços), com cegamento para o avaliador de eficácia, para avaliar a segurança e a eficácia de SKYRIZI® (risanquizumabe) em relação a secuquinumabe em pacientes adultos com psoríase em placas moderada a grave.

O SKYRIZI®  alcançou os desfechos primários de PASI 90 (um índice para medir atividade da doença) de não inferioridade na semana 16 e de superioridade na semana 52 em relação ao secuquinumabe.  Na semana 16, 74% dos pacientes tratados com o medicamento alcançaram PASI 90, em comparação com 66% dos pacientes tratados com secuquinumabe.  

Dos pacientes tratados com risanquizumabe, 87% alcançaram PASI 90 na semana 52, em comparação com 57% dos pacientes tratados com secuquinumabe (p < 0,001).

Resultados adicionais demonstraram que uma proporção significativamente maior de pacientes tratados com SKYRIZI®  obteve uma avaliação de melhora completa ou quase completa das lesões, segundo o Índice de Avaliação Global Estático do Médico (sPGA), em comparação aos resultados obtidos pelos pacientes que receberam secuquinumabe na semana 52 (88% versus 58%, respectivamente, p<0,001).1 

Saiba mais: TOP 5: psoríase, câncer de próstata, corticoide na bronquiolite e mais; ouça

Os dados demonstraram que o perfil de segurança de SKYRIZI®  (risanquizumabe) foi consistente com o observado em estudos anteriores até a semana 52.

As taxas de eventos adversos foram comparáveis entre SKYRIZI®  (risanquizumabe) e secuquinumabe.  Os eventos adversos mais comuns foram nasofaringite, infecção do trato respiratório superior, cefaleia, artralgia e diarreia.

As taxas de eventos adversos graves foram de 5,5% no grupo SKYRIZI®  (risanquizumabe)  e 3,7% no grupo secuquinumabe.   Os eventos adversos que levaram à descontinuação do medicamento em estudo foram de 1,2% no grupo SKYRIZI®  (risanquizumabe) e 4,9% no grupo secuquinumabe.  Não foram registrados óbitos em nenhum dos grupos de tratamento.  

Sobre o medicamento

SKYRIZI® (risanquizumabe) é indicado para o tratamento de psoríase em placas moderada a grave em pacientes adultos que são candidatos a terapia sistêmica ou fototerapia. No Brasil, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio de 2019. 

O remédio não deve ser utilizado em pacientes alérgicos ao risanquizumabe ou a qualquer um dos componentes da formulação e em pacientes com infecções clinicamente ativas importantes (por exemplo: tuberculose ativa).

O SKYRIZI® (risanquizumabe) pode aumentar o risco de infecções. Em pacientes com infecção crônica ou histórico de infecção recorrente, os riscos e benefícios devem ser considerados antes de se prescrever SKYRIZI® (risanquizumabe).

Se um paciente desenvolver infecção ou não estiver respondendo à terapia padrão para a infecção, o paciente deve ser monitorado cuidadosamente e SKYRIZI® (risanquizumabe) não deve ser administrado até que a infecção regrida. 

As reações adversas mais comuns (> 1%) associadas à SKYRIZI® (risanquizumabe) incluem infecções do trato respiratório superior, micoses superficiais, cefaleia, fadiga e reações no local da injeção.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades