Publicidade médica: o que devemos ter em mente

A publicidade é o meio mais comum de divulgação e muitos médicos se utilizam dessa ferramenta no dia-a-dia. Porém alguns cuidados devem ser tomados.

A publicidade é o meio mais comum de divulgação e muitos médicos e clínicas se utilizam dessa ferramenta no dia-a-dia. Porém esses profissionais, mais do que quaisquer outros, devem prestar muita atenção ao que vai ser falado e como vai ser divulgado, pois envolve muitas questões éticas. Não é à toa que o Código de Ética Médica tem 13 artigos sobre Publicidade Médica. Considerando as evoluções tecnológicas, porém, e o uso cada vez maior da Internet e redes sociais, o Conselho Federal de Medicina também decidiu publicar sobre o assunto.

O Manual de Publicidade Médica, publicado por meio da Resolução CFM nº 1964/11, marca os principais pontos dos quais os médicos devem se ater ao realizar uma divulgação ou propaganda. O objetivo é sempre proteger a sociedade de possíveis problemas e manter os valores e princípios da medicina, tentando fugir ao máximo do sensacionalismo e de boatos.

Sendo assim, o médio nunca deve:

  1. Anunciar aparelhagem de forma a lhe atribuir capacidade privilegiada;
  2. Participar de anúncios de empresas ou produtos ligados à medicina;
  3. Deixar que seu nome apareça em propaganda enganosa de qualquer tipo; ou em qualquer mídia quando a matéria não tem rigor científico;
  4. Fazer propaganda de método ou técnica que não são aceitos pela comunidade científica;
  5. Expor a figura do paciente, mesmo que com autorização do mesmo; salvo em eventos ou apresentações científicas, quando o paciente autoriza;
  6. Anunciar a utilização de técnicas exclusivas; assim como se autopromover como “o melhor”, o “único”, e garantir sucesso;
  7. Oferecer seus serviços por meio de consórcio e similares;
  8. Fazer anúncio de pós-graduação realizada para a capacitação pedagógica em especialidades médicas e suas áreas de atuação; exceto quando relacionado à especialidade e área de atuação registrada no Conselho de Medicina.

Vale lembrar que os pacientes costumam estar vulneráveis e a exposição dos mesmos para qualquer fim, seja autopromoção ou divulgação de procedimentos, não deve acontecer. As redes sociais acabaram trazendo essa questão, pois a divulgação na Internet é rápida, prática e livre, e, muitas vezes, procedimentos acabam sendo divulgados erroneamente, expondo pacientes e técnicas não reconhecidas.

Veja também: ‘Você sabe quais são as responsabilidades e direitos do plantonista?’

Desde 2015 já é permitida a divulgação de endereço e telefone do consultório nas redes sociais, porém alguns cuidados devem ser tomados, principalmente nas publicações. Lembrar-se de não garantir sucesso e nem dar um tom sensacionalista às postagens são algumas questões.

O médico pode ainda escrever para blogs, de forma a disseminar conhecimento científico. Pode receber homenagens, mas apenas de instituições acadêmicas, sociedades médicas ou órgãos públicos. Em entrevistas, não deve se autopromover, mas apenas esclarecer a sociedade acerca do assunto tratado. Já em materiais promocionais, cartões e itens de papelaria, o profissional não tem restrição para referenciar seus títulos acadêmicos, desde que registrado no CRM.

Por fim, garantir a privacidade e proteção do paciente e da população, em geral, é a principal questão ética que os médicos devem ter em mente, seja na publicidade ou no dia-a-dia.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referência:

  • https://residenciapediatrica.com.br/detalhes/238/publicidade-medica

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades