Quais as manifestações oculares em crianças com Covid-19?

Os casos estudados de transmissão da Covid-19 pela conjuntiva foram de adultos e pouco se falou sobre as manifestações oculares em crianças.

Como já identificado em outros trabalhos, alguns pacientes com coronavírus tiveram conjuntivite como sintoma inicial. Foram relatados vários casos de infecção em médicos, incluindo oftalmologistas, presumindo-se por contato próximo com pacientes infectados. Os casos em trabalhos que avaliaram a transmissão potencial pela conjuntiva foram de adultos e pouco se falou sobre as manifestações oculares em crianças.

Leia também: Blog do Whitebook: novidades no Atlas de Radiologia e Oftalmologia!

Estudo em crianças com Covid-19

Foi publicado há uma semana na revista JAMA Ophthalmology um estudo retrospectivo mostrando as características clínicas e manifestações oculares de crianças com Covid-19 no hospital infantil de Wuhan. 216 crianças com Covid-19 confirmadas por PCR entre janeiro e março de 2020 foram incluídas, sendo que 49 (22.7%) tiveram sintomas oculares. Dois desses pacientes tinham conjuntivite alérgica antes da infecção por Covid-19. Os sintomas iniciais foram predominantemente febre (37.5%), tosse (36,6%), diarreia (5,1%), fadiga (4,6%), descarga nasal (3,2%), congestão conjuntival (9 crianças, 1,9%).

Todos os pacientes se recuperaram sem maiores complicações. Os sintomas oculares foram descarga conjuntival (em 27 pacientes), incluindo 9 com secreção mucoide, 7 com secreção aquosa e 11 com secreção purulenta, congestão conjuntival (em 5 pacientes), prurido ocular (em 19), dor ocular (em 4), lacrimejamento (em 2) e edema palpebral (em 4).

Saiba mais: Protetores na lâmpada de fenda são eficazes na proteção do oftalmologista contra a Covid-19?

O manejo foi de observação sem tratamento em 23 pacientes e colírios antibióticos, antivirais e antialérgicos nos demais. Com exceção de 8 crianças que mantiveram o prurido ocular, as outras 41 se recuperaram completamente. A média de duração dos sintomas oculares foi 7 (3-10) dias.

O artigo sugere que a maior incidência de secreção conjuntival em pacientes pediátricos possa ser atribuída ao maior contato mão-olho em crianças. É sabido que a congestão conjuntival e a secreção são sintomas comuns de conjuntivite, sendo vistas também na síndrome febril em crianças. Ainda não existe tratamento específico para desordens oculares associadas a Covid-19, mas como mostrado nesse estudo a grande maioria se recupera rapidamente, sem tratamento e sem complicações.

Limitação

O estudo tem como limitação não ter conseguido a evidência do patógeno da desordem ocular (não foi feito swab conjuntival por falta de consentimento). Além disso a descrição dos sintomas pode ser subjetiva, principalmente em crianças muito pequenas, que não conseguem expressar ou descrever o desconforto. Apesar disso, torna-se importante clinicamente analisar as manifestações oculares em crianças com diagnóstico de Covid-19.

Referências bibliográficas:

  • Nan Ma, Ping Li, Xinghua Wang; et al. Ocular Manifestations and Clinical Characteristics of Children With Laboratory-Confirmed Covid-19 in Wuhan, China. JAMA Ophthalmol. Published online August 26, 2020. doi:10.1001/jamaophthalmol.2020.3690

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.