Quais as principais recomendações para pacientes diabéticos com Covid-19?

Um artigo publicado na The Lancet traz um guia com recomendações práticas para os cuidados com pacientes com diabetes que desenvolvam a Covid-19.

Um artigo publicado em abril na revista médica The Lancet traz um guia com recomendações práticas para os cuidados com pacientes com diabetes que desenvolvam a Covid-19.

Segundo um dos autores, o pesquisador Bruno Geloneze, do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (Cepid-OCRC), o guia é importante neste momento porque o diabetes é uma das comorbidades mais associadas ao desenvolvimento dos casos graves de SARS-CoV-2.

médico mostrando conduta para paciente com diabetes e covid-19

Vínculo entre o diabetes e a Covid-19

O diabetes é uma das comorbidades mais importantes ligadas à gravidade de todas as três infecções conhecidas por coronavírus humano patogênico, incluindo o novo coronavírus.

Os pacientes com diabetes têm um risco aumentado de complicações graves, incluindo síndrome do desconforto respiratório do adulto e falência de múltiplos órgãos.

De acordo com o artigo, dependendo da região global, 20-50% dos pacientes na pandemia do novo coronavírus apresentavam diabetes. “Dada a importância do vínculo entre o diabetes e a Covid-19, formamos um painel internacional de especialistas na área de diabetes e endocrinologia para fornecer algumas orientações e recomendações práticas para o gerenciamento de diabetes durante a pandemia. Nosso objetivo é fornecer brevemente informações sobre possíveis ligações mecanicistas entre a nova infecção por coronavírus e diabetes”, escreveu pesquisador Bruno Geloneze no estudo.

Fator de risco

O diabetes é um fator de risco primário para o desenvolvimento de pneumonia grave e sepse devido a infecções virais e ocorre em cerca de 20% dos pacientes. A doença foi identificada como um dos principais contribuintes para a gravidade e mortalidade na Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV).

Evidências de observações epidemiológicas em regiões fortemente afetadas pelo SARS-CoV-2 e relatórios dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) mostraram que o risco de um resultado fatal da Covid-19 é de até 50 % mais alto em pacientes com diabetes do que naqueles que não têm a enfermidade.

Leia também: Qual a relação endócrina e metabólica com a infecção pelo novo coronavírus?

Existem várias hipóteses para explicar o aumento da incidência e gravidade da infecção por Covid -19 em pacientes com diabetes. Em geral, indivíduos com todas as formas de diabetes têm maior risco de infecção devido a defeitos na imunidade inata que afetam a fagocitose, quimiotaxia de neutrófilos e imunidade mediada por células.

No entanto, a alta frequência de diabetes em casos graves de Covid-19 pode refletir a maior prevalência de diabetes tipo 2 em idosos. Além disso, o diabetes na terceira idade está associado a doenças cardiovasculares, o que por si só poderia ajudar a explicar a associação com resultados fatais da SARS-CoV-2.

Importância do controle metabólico e glicêmico

Segundo o artigo, os médicos devem entrar em contato com os seus pacientes diabéticos e explicarem a importância da intensificação do controle metabólico conforme necessário, como forma de prevenção primária da Covid-19.

Isso inclui a continuação e o cumprimento rigoroso com controle adequado da pressão arterial e dos lipídios. Os pacientes ainda devem ser incentivados a seguir conselhos gerais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da sobre a lavagem de mãos, o uso de máscaras e o distanciamento físico.

Todos os pacientes sem diabetes e, particularmente, com alto risco de doença metabólica que contraíram a infecção viral, precisam ser monitorados quanto a um novo diabetes que pode ser desencadeado pelo vírus. Todos os pacientes com Covid-19 e diabetes requerem controle glicêmico contínuo e confiável, frisa o artigo.

Necessidade de cirurgia

É recomendável adiar a cirurgia metabólica eletiva durante a pandemia de Covid-19, uma vez que pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade apresentam maior risco de complicações da doença, compondo a potencial influência negativa do estresse cirúrgico no período de recuperação.

Além disso, embora dados específicos não estejam disponíveis, existem preocupações plausíveis de que o pneumoperitônio e o uso de instrumentos hemostáticos durante a laparoscopia podem levar à aerossolização viral, aumentando assim o risco de transmissão do vírus para pacientes e profissionais de saúde.

A cirurgia metabólica ainda pode induzir deficiências nutricionais, incluindo absorção reduzida de vitaminas e micronutrientes, que desempenham papéis importantes na regulação da resposta imune e ao estresse.

Uso de medicações

Embora a otimização do controle glicêmico para reduzir o risco de Covid-19 seja importante, considerações específicas sobre a modalidade de tratamento devem ser feitas. A acidose láctica associada à metformina ou cetoacidose diabética hiperglicêmica euglicêmica ou moderada associada a inibidores da SGLT-2 são eventos raros.

No entanto, o artigo recomenda que esses medicamentos sejam interrompidos em pacientes com sintomas graves de Covid-19 para reduzir o risco de descompensação metabólica aguda.

É necessária ainda uma atenção considerável no balanço hídrico, pois existe o risco de excesso de líquido exacerbar o edema pulmonar no pulmão gravemente inflamado. Além disso, o equilíbrio de potássio precisa ser considerado com cuidado no contexto do tratamento com insulina, pois a hipocalemia é uma característica comum no Covid-19 e pode ser exacerbada após o início do tratamento.

Veja mais: Médicos devem parar de prescrever lorcaserina, alerta a Anvisa

Ainda é importante ressaltar que a interrupção desses remédios não é recomendada profilaticamente para pacientes ambulatoriais com diabetes sem sintomas de Covid-19.

Além disso, atualmente, nenhuma evidência convincente existe para sugerir que os inibidores de DPP-4 devem ser descontinuados. Análises adicionais em pacientes afetados com diversos tratamentos para diabetes e Covid-19 podem permitir a elucidação dos efeitos dos inibidores de DPP-4.12. É preciso destacar também que, se os medicamentos forem descontinuados, o tratamento alternativo de melhor escolha – nos casos em que essa opção é viável – é a insulina.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.