Quais os aspectos laboratoriais do ácido úrico?

O ácido úrico é o produto final do catabolismo completo das purinas, que são bases nitrogenadas encontradas nos ácidos nucleicos.

O ácido úrico, também chamado de urato, é o produto final do catabolismo completo das purinas, que são bases nitrogenadas encontradas nos ácidos nucleicos (RNA e DNA). Ele apresenta síntese, majoritariamente, hepática e na mucosa intestinal, locais onde existem a enzima xantina-oxidase.

Suas concentrações estão relacionadas a múltiplos fatores, como dieta, produção endógena, hereditariedade e eliminação, tanto renal (reabsorção do ácido úrico nos túbulos proximais, secreção na porção distal e reabsorção nos túbulos distais), quanto pelo trato gastrointestinal (em menores proporções). Quando há um desequilíbrio entre produção e excreção, seus níveis séricos podem elevar-se, gerando um quadro de hiperuricemia.

A fim de avaliar seu metabolismo, ele pode ser dosado no sangue (soro) e na urina (amostra de 24 horas). Para sua análise sérica, alguns laboratórios clínicos recomendam que a amostra seja coletada pela manhã, em jejum de 8 horas, devendo ser utilizado o tubo de coleta para soro (tampa vermelha/amarela). O paciente deve evitar o uso de bebidas alcóolicas e de praticar exercícios físicos antes da coleta.

Já para a sua determinação na urina de 24 horas, a coleta deve ser feita em um frasco adequado fornecido pelo laboratório, contendo um conservante específico (carbonato de sódio).

vidrinhos de sangue para exame de ácido úrico

Ácido úrico: indicações e interferentes

A dosagem do ácido úrico no sangue e/ou na urina pode ser solicitada em algumas condições clínicas, como na avaliação de hiperuricemia/hiperuricosúria, gota, na investigação e acompanhamento de nefrolitíase e na monitoração de pacientes em quimioterapia/radioterapia, por exemplo.

Dado a possibilidade da sua determinação ser realizada em diferentes plataformas analíticas, com metodologias e fabricantes diversos, os interferentes analíticos, bem como os valores de referência podem variar entre os laboratórios clínicos. De um modo geral, suas concentrações são maiores durante o dia e menores à noite.

No soro, o uso de uma grande variedade medicamentos (ex.: ácido ascórbico, aspirina, alfametildopa, levodopa, alopurinol, cefotaxima, clorpromazina, espironolactona, prednisolona, dentre outros), bem como a coleta do sangue em tubos de coleta contendo oxalato de potássio, pode gerar interferências analíticas/farmacológicas em alguns ensaios.

Por sua vez, a sua dosagem na urina, utilizando frascos sem o conservante adequado (carbonato de cálcio), o uso de anti-inflamatórios, contrastes radiológicos, ácido ascórbico, diuréticos e varfarina, podem influenciar a excreção renal do ácido úrico, prejudicando a correta interpretação dos resultados.

Mensagem final

Assim como todo exame laboratorial, as concentrações de ácido úrico devem ser sempre interpretadas e correlacionadas com os dados clínicos, em conjunto com outros exames complementares e à luz de suas particularidades analíticas.

Quando bem indicado, ele é um importante marcador para o acompanhamento do tratamento de pacientes com gota ou sob regime quimio/radioterápico, a fim de evitar a deposição renal de urato e uma possível insuficiência renal.

Leia também: Aprovada a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Referências bibliográficas:

  • Jacobs DS, DeMott WR, Oxley DK, eds. Jacobs & DeMott Laboratory Test Handbook With Key Word Index. 5th ed. Hudson, OH: Lexi-Comp Inc, 2001.
  • Kanaan S. Laboratório com interpretações clínicas. 1a ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 2019.
  • McPherson RA, Pincus MR. Henry’s clinical diagnosis and management by laboratory methods. 23rd ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017.
  • Pagana KD, Pagana TJ, Pagana TN. Mosby’s Diagnostic & Laboratory Test Reference. 14th ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2019.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.