Quais os melhores tratamentos para fibrose pulmonar idiopática (FPI)?

Uma revisão teve o objetivo de avaliar 22 tratamentos estudados para a fibrose pulmonar idiopatica (FPI). Saiba mais.

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma doença pulmonar progressiva com um prognóstico geralmente ruim. Apesar do transplante pulmonar, apenas nintedanib e pirfenidona foram comprovados em grandes ensaios para retardar a progressão da doença e reduzir a mortalidade geral. No entanto, surgiram vários novos tratamentos propostos, com resultados promissores e o objetivo desta revisão foi avaliar 22 tratamentos estudados para a FPI.

fpi

Métodos

Foram incluídos ensaios clínicos randomizados (ECRs) de pacientes com 18 anos ou mais, diagnosticados com FPI comparando-se um ou mais dos 22 tratamentos diferentes (simples ou em combinação) entre si ou com placebo. Os desfechos analisados incluíram mortalidade, redução na progressão da doença e eventos adversos graves. A progressão da doença foi medida como uma mudança média na capacidade vital forçada (CVF), no teste de caminhada de seis minutos (TC6M), a capacidade de difusão de monóxido de carbono (DLCO), o número de internações e exacerbações.

Resultados

Foram incluídos 48 estudos com 10.326 pacientes elegíveis em mais de vinte países. A média de idade dos pacientes foi 66,7 anos, em sua maioria homens e tabagistas com redução na capacidade vital forçada (CVF). Um terço dos estudos apresentaram alto risco de viés em um ou mais domínios em vários resultados. Em relação aos achados de mortalidade, nintedanib (RR 0,69 (0,44 a 1,1)), pirfenidona (RR 0,63 (0,37 a 1,09); estimativa direta) e sildenafil (RR 0,44 (0,16 a 1.09)) provavelmente reduzem a mortalidade em comparação com placebo (todos com certeza moderada).

Em relação ao declínio da CVF, pamrevlumab provavelmente reduz o declínio da CVF versus placebo (4,3% (0,5 a 8,1) –  moderada certeza). A pentraxina provavelmente reduz o declínio da CVF versus placebo (2,74% (1 a 4,83); certeza moderada) e pode ser utilizada em casos de fibrose por bleomicina. A combinação de nintedanib + sildenafil versus placebo provavelmente reduz o declínio da CVF (157,42mL (−88,35 a 411,12); certeza moderada).

Em relação ao TC6M, a pirfenidona com N-acetilcisteína pode melhorar a distância caminhada (38,4 (-6,1 a 86,2); baixa certeza). O sildenafil provavelmente reduz o risco de exacerbações agudas e hospitalizações versus placebo (RR 0,31 (0,05 a 1,4); moderada certeza). Além do sildenafil, nenhuma outra terapia médica reduz exacerbações agudas e hospitalizações. Nintedanibe (RR 0,73 (0,43 a 1,17); alta certeza) e pentraxina (RR 0,6 (0,18 a 2,05); certeza moderada) podem reduzir exacerbações agudas e hospitalizações em 2,7% e 3,7%, respectivamente, mas não conseguiu atender a uma diferença minimamente importante de 5%.

Hipertensão arterial pulmonar: Diagnóstico e tratamento

Mensagens práticas sobre o tratamento da FPI

  • As principais drogas no tratamento da FPI ainda são os antifibróticos como a pirfenidona e o nintedanibe. Entretanto, muitos estudos com potenciais medicações podem acrescentar benefícios no tratamento da doença;
  • O uso de sildenafil nesses pacientes com FPI e hipertensão pulmonar ainda permanece controverso, porém cada vez mais vem se destacando o componente vascular da doença.
  • No Brasil, os antifibróticos não estão disponíveis no SUS e possuem um alto custo. O sildenafil na hipertensão pulmonar está com consulta pública para incorporação no sistema público, para pacientes com hipertensão arterial pulmonar.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Pitre T, Mah J, Helmeczi W, Khalid MF, Cui S, Zhang M, Husnudinov R, Su J, Banfield L, Guy B, Coyne J, Scallan C, Kolb MR, Jones A, Zeraatkar D. Medical treatments for idiopathic pulmonary fibrosis: a systematic review and network meta-analysis. Thorax. 2022 Feb 10:thoraxjnl-2021-217976. doi: 10.1136/thoraxjnl-2021-217976. 

Especialidades