Quais os principais achados tomográficos do novo coronavírus?

Diante da infecção pelo SARS-CoV-2, coronavírus causador da Covid-19, surgem muitas dúvidas e dilemas no cotidiano do radiologista.

Diante da infecção pelo SARS-CoV-2, coronavírus causador da Covid-19, surgem muitas dúvidas e dilemas no cotidiano do radiologista, como: todos os pacientes com síndrome gripal/suspeita de Covid-19 devem realizar algum exame de imagem? Qual o melhor método de imagem? Os exames de imagem são diagnósticos? Vamos durante o texto abordar os principais achados radiológicos e responder as dúvidas que afligem médicos e pacientes, de um modo geral.

paciente com coronavírus entrando na máquina de tomografia

Tomografia computadorizada no coronavírus

Segundo as diretrizes do Colégio Americano de Radiologia (ACR) a tomografia computadorizada (TC) do tórax não é exame de screening para a Covid-19 e deve ser realizada em situações específicas, como pacientes com evolução mais grave e hospitalizados. Isso porque os achados tomográficos podem ser similares a várias outras condições como influenza, H1N1 e SARS.

Quanto aos achados tomográficos e sua distribuição as lesões comumente são bilaterais, predominando nos lobos inferiores, segmentos posteriores e na periferia dos pulmões. Um estudo recente publicado na Radiographics (Radiology 2020; 295:210–217) analisou 51 pacientes e mostrou que 44 dos 51 pacientes (86%) apresentaram lesões em ambos os pulmões e em 32 dos 51 pacientes (63%), as lesões envolveram quatro dos cinco lobos pulmonares.

Leia também: Como identificar coronavírus na ultrassonografia pulmonar?

Além disso em 90% dos pacientes as lesões predominaram nos lobos inferiores, em 89% nos segmentos posteriores e 91% dos pacientes as lesões ocorreram na periferia dos pulmões.

Os principais achados tomográficos são em ordem decrescente: opacidades em vidro fosco, opacidades em vidro fosco associado a espessamento dos septos interlobulares, caracterizando o padrão de pavimentação em mosaico (“crazy paving”) e opacidades em vidro fosco associado a consolidações. Outros achados como sinal do halo e sinal do halo invertido foram descritos em alguns pacientes e devem ser considerados dentro do contexto clínico adequado.

Podemos ainda caracterizar os achados quanto a sua fase de evolução: precoce (0 a 2 dias), intermediaria (3 a 5 dias) e tardia (6 a 12 dias). Outro estudo relaciona achados pulmonares e duração do período de infecção (Radiology. 2020 Feb 20:200463.). Eles observaram que 56% dos pacientes na fase precoce da doença apresentavam TC de tórax normal. Com o passar dos dias, tornaram-se mais frequentes achados como consolidações, pavimentação em mosaico e sinal do halo. A bilateralidade das lesões ocorreu em 28% dos pacientes na fase precoce, 76% na fase intermediária e em 88% dos pacientes na fase tardia.

Conclusões

Achados como derrame pleural, derrame pericárdico e linfonodomegalias são raros durante avaliação tomográfica.
Diante disso, percebemos que é necessário que os radiologistas estejam familiarizados com os principais achados tomográficos para serem capazes de identificar achados consistentes com Covid-19 e deste modo, auxiliar no manejo diagnóstico e terapêutico dos pacientes.

Quer receber uma newsletter diária com as principais atualizações sobre a Covid-19? Inscreva-se aqui!

Referências bibliográficas:

  • Guan W, Ni Z, Hu Y, et al Clinical characteristics of coronavirus disease 2019 in China. N Engl J Med. DOI: 10.1056/NEJMoa2002032.
  • American College of Radiology – COVID-19 Radiology-Specific Resources.
  • Song F, Shi N, Shan F, Zhang Z, Shen J, Lu H, Ling Y, Jiang Y, Shi Y. Emerging 2019 Novel Coronavirus (2019-nCoV) Pneumonia. Radiology. 2020 Apr;295(1):210-217.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.