Quais são as maneiras mais eficazes de prevenir a formação de cálculos renais?

Um artigo publicado na revista Harvard Health listou cinco maneiras de evitar a formação de cálculos renais e que podem ser passadas aos pacientes.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Cálculos renais são verdadeiros transtornos tanto na vida dos médicos quanto na dos pacientes. O desconforto causado pelas famosas pedras no rins são parte do dia a dia de emergencistas, clínicos e urologistas. No entanto, a maioria dos casos pode ser prevenido. Um artigo publicado na revista Harvard Health Publishing listou cinco maneiras de evitar a formação de cálculos e que podem ser passadas aos pacientes.

calculos renais

Água

A primeira e mais comum maneira de evitar cálculos renais é beber muita água. A quantidade padrão mínima é de 2 litros por dia. Incluir uma bebida cítrica também pode ajudar a impedir a formação de pedras.

Cálcio

A baixa ingestão de cálcio pode aumentar os níveis de oxalato e levar ao desenvolvimento de pedras nos rins. Estudos prévios encontraram uma associação entre suplementos e cálculo renal, por isso, recomenda-se obter o cálcio diretamente dos alimentos.

Ingestão de cálcio é seguro para a saúde cardiovascular?

Sódio

A alta ingestão de sódio pode aumentar a quantidade de cálcio na urina e levar ao desenvolvimento de pedra nos rins. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas não ultrapassem o limite de consumo de 2 gramas de sódio por dia.

Proteína animal

O excesso de proteína animal também pode levar ao desenvolvimento de cálculos, devido ao aumento do nível de ácido úrico e redução nos níveis de citrato.

Outros alimentos

Entre outros alimentos que também podem aumentar o risco de desenvolver cálculo renal estão: beterraba, chocolate, espinafre, ruibarbo e chá.

Fatores de risco

Alguns pacientes estão mais propensos a desenvolver pedra no rins e, por isso, devem ser mais cuidadosos com a alimentação e hidratação. Os fatores de risco incluem histórico prévio ou história familiar de nefrolitíase, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, obesidade e gota.

Uso de antibióticos orais é um fator de risco para nefrolitíase?

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades