Leia mais:
Leia mais:
Nefrolitíase: guidelines sobre o manejo dos cálculos renais
Quais são as maneiras mais eficazes de prevenir a formação de cálculos renais?
Uso de antibióticos orais é um fator de risco para nefrolitíase?
Nefrolitíase: você sabe diagnosticar e tratar?

Quais são as maneiras mais eficazes de prevenir a formação de cálculos renais?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Cálculos renais são verdadeiros transtornos tanto na vida dos médicos quanto na dos pacientes. O desconforto causado pelas famosas pedras no rins são parte do dia a dia de emergencistas, clínicos e urologistas. No entanto, a maioria dos casos pode ser prevenido. Um artigo publicado na revista Harvard Health Publishing listou cinco maneiras de evitar a formação de cálculos e que podem ser passadas aos pacientes.

calculos renais

Água

A primeira e mais comum maneira de evitar cálculos renais é beber muita água. A quantidade padrão mínima é de 2 litros por dia. Incluir uma bebida cítrica também pode ajudar a impedir a formação de pedras.

Cálcio

A baixa ingestão de cálcio pode aumentar os níveis de oxalato e levar ao desenvolvimento de pedras nos rins. Estudos prévios encontraram uma associação entre suplementos e cálculo renal, por isso, recomenda-se obter o cálcio diretamente dos alimentos.

Ingestão de cálcio é seguro para a saúde cardiovascular?

Sódio

A alta ingestão de sódio pode aumentar a quantidade de cálcio na urina e levar ao desenvolvimento de pedra nos rins. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas não ultrapassem o limite de consumo de 2 gramas de sódio por dia.

Proteína animal

O excesso de proteína animal também pode levar ao desenvolvimento de cálculos, devido ao aumento do nível de ácido úrico e redução nos níveis de citrato.

Outros alimentos

Entre outros alimentos que também podem aumentar o risco de desenvolver cálculo renal estão: beterraba, chocolate, espinafre, ruibarbo e chá.

Fatores de risco

Alguns pacientes estão mais propensos a desenvolver pedra no rins e, por isso, devem ser mais cuidadosos com a alimentação e hidratação. Os fatores de risco incluem histórico prévio ou história familiar de nefrolitíase, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, obesidade e gota.

Uso de antibióticos orais é um fator de risco para nefrolitíase?

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar